Hoje é dia de blogagem coletiva, proposta pelo Lino Resende.
Segundo Houaiss: PAZ s.f. Harmonia, concórdia / Sossego, tranqüilidade / Calma, repouso / Estado de não-beligerância. // Paz armada, paz que se sustenta pelo temor que os inimigos têm um do outro. // Fazer as pases, reconciliar-se.
Na Wikipédia:PAZ é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo.
Este é um assunto que nos emociona e um sonho de toda a humanidade de que a Paz pode realmente ser conquistada. Quando pensamos sobre a paz, logo lembramos da guerra e da situação do mundo em que vivemos atualmente. A guerra entre os povos de raças, credos e tradições diferentes; a violência urbana e o medo das pessoas nas grandes cidades; a fome e a miséria de um lado e a ganância de outro. O que podemos fazer em relação à isso? Para viver basta nascer, mas o principal está em conviver, em respeitar a vida do outro.
Vamos distribuir mais amor e pedir mais paz no mundo? Comecemos com as pessoas próximas.
"O amor é mais forte do que toda a violência do mundo. Então, o antídoto contra a violência é o amor. Mas isso não é tão simples. O amor não se compra. O amor não se pede emprestado. O amor é uma conquista. O amor a gente adquire ao longo de nossa vida, das coisas, das situações, dos momentos que a gente vai vivendo. E são nos pequenos momentos e nas pequenas situações em que somos colocados frente a frente com essa possibilidade. A vida inteira é uma grande possibilidade da gente amar."
Graças à esta blogagem coletiva, fiquei sabendo da UNIPAZ.
A Unipaz, Universidade Internacional da Paz, é a terceira Universidade Mundial para a Paz ao lado da Universidade da Costa Rica e da Universidade de Tóquio.
Criada há 16 anos, em Brasília, por iniciativa governamental, tem contado com o apoio da ONU e da UNESCO e possui actualmente Campus em várias partes do mundo.
Assente no novo paradigma científico, o Paradigma Holístico, os seus programas educacionais orientam-se no sentido de uma Educação para a Inteireza do Ser, tal como recomendado pela Declaração de Veneza da UNESCO. [Para saber mais ...]
Conheça o site em www.unipaz.org.br
Simpósio Gente que Faz a Paz
13 de Novembro
Bahia Othon Palace Hotel
Meu marido recomenda os livros do físico e filósofo indiano, AMIT GOSWAMI. Ele está lendo A física da alma.
Vejam quem está participando no blog do Lino.
.
15 comentários:
Belas considerações. Paz, enfim, é a gente que promove.
Gostei de saber das universidades da Paz, elas difundem a cultura da paz.
Bom dia !Está bem vista a tua perspetiva ,começando pelo significado e terminando nas ações das universidades da paz:)))
bjj..
Prazer em conhecê-la Rosa Maria,
Agradeço imensamente pela agradável e carinhosa visita...
Creio que a Paz começa dentro denós mesmos, dando um bom dia, um sorriso, uma palavra...
Seu texto da blogagem ficou perfeito...
Dias de paz para você e bom feriado!
Volte mesmo viu? Eu voltarei, com certeza!
Beijos carinhosos, Cris
Uma universidade para a paz em Brasília? Justo lá que é um inferno! (rs*) A paz pode ser um sonho utópico, mas muita gente já a encontrou. E se todos no mundo administrarem as suas vidas no intuito de querer a paz, ela será sim uma conquista mundial! Beijus
Rosa,
É verdade. A Paz é um sonho!
Um sonho que precisa ser compartilhado, abraçado, acariciado pôr todos. Afinal, o que será de nós, pobres mortais, se não nos alimentarmos de amor, verdade e justiça? A soma dessas verdades é a Paz em profusão e a felicidade por extensão...
Gostei da sua argumentação. Parabéns.
Abs
Rosamaria,
Incentivar a paz no mundo, é um ato de amor.
Bjs
Oi Rosa
Maravilhoso seu post, e desconhecia a UNIPAZ, vou copia-la para p Hippos tambem, e bom semear esta maravilha.
Beijinhos
Uma cartola de papel
Guarda o sortilégio, a emoção
Um passo de mágica ao acaso
Às vezes solta luz ao coração
Mágico fim de semana
Doce beijo
Olá Rosa. O que é a paz, afinal? Um tema inesgotável e uma meta a ser atingida por todos nós. Um grande abraço.
Olá,
Primeiro gostaria de agradecer pelo comentário e pela visita e penso que poderemos trocar links o seu já está lá no planeta!
Virei ti visitar sempre, gostei muito do seu post também!
Bjus e um ótimo feriadão cheio de paz!
A PAZ é o´início de tudo. Se pararmos para pensar a criança vem ao MUNDO(esteja onde estiver)MUNIDA DE PAZ. E é por elas que DEVEMOS LUTAR SEMPRE!Com certeza nos levará à PAZ. Pensando em seu post, já que estão multiplicando as faculdades de Direito, seria mais oportuno e necessário, em vez de colocar nas ruas, advogados que podem não saber o que fazer com os conhceimentos jurídicos a favor da HUmanidade, e mais ainda que as faculdades que estão criando são verdadeiras heresias, que construam UNIVERSIDADES DA PAZ.E EM FAVOR DA PAZ.DIAS FELIZES.BFSEMANA
Muito prazer em conhecê-la e ao seu belo blog.
As blogagens coletivs têm essa vantagem adicional de nos levar a pessoas encantadoras e porpositivas.
Muito obrigada pelo belo texto e pela informação sobre a UNIPAZ.
beijos, bom final de semana.
Não conhecia a Unipaz e vou lá dar uma olhada.E quanto a pas, acho que todos nós a queremos.
Muito obrigado pela participação.
Rosa, obrigada pela tua visita, pelas tuas palavras e por teres disponibilizado tantas informações de qualidade no teu texto. Um beijo. estou linkando você.
O bom dessas coletivas é a quantidade de informações que recebemos. Rosa, eu tb não conhecia a UNIPAZ. Obrigado pela dica. Bom Domingo!
Postar um comentário