sábado, maio 17, 2008

Coisas do Brasi - 150 anos de Santa Maria

.
E continua a blogagem coletiva:










Eu moro há 46 anos em Santa Maria, um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
A cidade nasceu de um acampamento,
onde atualmente fica a Praça Saldanha Marinho e a Rua do Acampamento, mas a lenda diz que foi do amor da índia Imembuí, da tribo dos Minuanos, pelo guerreiro português Rodrigues, feito prisioneiro pelos índios e pede por sua vida. Seus descendentes teriam dado início ao povoamento de Santa Maria, chamando-a carinhosamente de Ybitory Retan (terra da Alegria). Hoje, Santa Maria é conhecida como a "cidade universitária" ou "cidade da cultura". (Saiba mais sobre a história de Santa Maria)
A qualidade de vida em Santa Maria
Conforme pesquisa publicada na revista Exame (12/96), Santa Maria é a 19ª cidade em qualidade de vida do Brasil e a 2ª do Estado, estando atrás somente de Porto Alegre. Isto, além de ser motivo de orgulho, não deixa de servir como um meio de "marketing" do município.

O clima é mesotérmico e úmido e o vento norte é tradicional na cidade.

A cidade, com uma população de 300.000 habitantes, está situada a 286 km da capital, Porto Alegre. A região da Grande Santa Maria conta com mais de duas dezenas de municípios de colonização predominantemente italiana, onde vivem mais de 1 milhão de habitantes.

Sua economia está baseada no comércio e na prestação de serviços, com um PIB de mais de 1 bilhão de reais/ano. Seu comércio, pela diversidade e pela presença de grandes lojas, rede de supermercados, shoppings e magazines é motivo de atração para negócios. O parque industrial, em contínuo crescimento e uma forte tradição na produção agropastoril, são também características do município.

Santa Maria é conhecida como Cidade Universitária por ser o maior pólo educacional do interior do Rio Grande do Sul. Além da Universidade Federal de Santa Maria, com mais de 25 mil alunos, tem a ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, UNIFRA - Centro Universitário Franciscano , FADISMA - Faculdade de Direito de Santa Maria, FAMES - Faculdade Metodista Sul, FAPAS - Faculdades Palotinas, e FASCLA - Faculdade Santa Clara. Por isso Santa Maria exerce um grande poder de sedução sobre a juventude do sul do país, trazendo famílias a cada início de ano, fazendo com que muitas delas aqui permaneçam, fixando residência.

Devido a sua localização em relação às fronteiras com Uruguai e Argentina (eqüidistante), faz com que aqui esteja sediado o segundo maior contingente militar do país (exército e aeronáutica). É também importante entroncamento rodo-ferroviário. Seu aeroporto prevê vôos regulares para Porto Alegre, interior do estado, Santa Catarina e São Paulo.

No último ano, 2007, foram liberados mais de 300 milhões de reais do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento – para obras de infra-estrutura, o que nos autoriza a afirmar que Santa Maria hoje se constitui numa das três melhores cidades para investimento no Rio Grande do Sul.





Santa Maria é um dos centros mais importantes no desenvolvimento histórico da ciência da Paleontologia. Descobertas realizadas na primeira metade do século XX, na hoje reserva chamada "Sítio da Alemoa", são atrações em importantes museus no Rio de Janeiro e na Europa.




Pontos turísticos






Casa da Cultura











Vila Belga
Foi o primeiro conjunto habitacional do estado tendo 84 casas de arquitetura eclética ,com elementos art noveau ,servindo como moradia para os funcionários da empresa belga que exploravam a estrada de ferro .











Calçadão
É o ponto de encontro da cidade ,onde se encontram vários estabelecimento comerciais ,cafés ,shoppings ,restaurantes.








Catedral Diocesana


Inau
gurada em 1909 ,apresenta um arquitetura eclética ,com elementos de vários momentos da história da arte como o barroco e neoclássico .










Basílica N. Sra Medianeira
Inaugurada em 1985. Nossa Senhora Medianeira ,padroeira do RS ,realiza -se no segundo domingo do mês de Novembro sua romaria Estadual tendo participação de milhares de romeiros.









Catedral do Mediador
Inaugurada em 1906 teve o reverendo Charles Segel como autor do projeto arquitetônico que teve a inspiração no estilo gótico a Igreja Anglicana foi elevada à Catedral em 1950. Sofreu obras internas em 1986 e 1993 e no ano seguinte foi restaurada .A Catedral ainda possui janelas ,vitrais e portas originais da inauguração .









UFSM
Primeira Universidade do interior do Brasil. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Possui 56 habilitações em Graduação e 45 em pós-graduação.









No Planetário da UFSM, onde se reproduz fielmente o céu, encontra-se o primeiro Museu Interativo de Astronomia do Brasil










Outros templos religiosos.
Monumentos
Museus
Prédios históricos
Mais aqui.




E hoje, dia 17 de maio, Santa Maria está de aniversário. Muitas comemorações, festejos mil! Ela merece, está fazendo 150 anos!



Parabéns, Santa Maria!



Programação dos 150 anos
Diário de Santa Maria e A Razão, jornais daqui, edição de hoje, estão rechados de notícias sobre o sesquicentenário


15 comentários:

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Fiquei feliz por você ter se empolgado e escrito mais um pouco mais. Eu nunca ouvira falar de sua Santa Maria antes de participar de um Fórum de Educação aqui no Rio. Eu estava lá apresentando um trabalho e, ao final, perguntei de onde eram as pessoas; descobri 40 pessoas de Santa Maria na sala, entre elas a secretária de educação do município. Adorei saber um pouco sobre a história desta cidade. Obrigada por mais este texto!

Unknown disse...

Cheguei minha querida... Sabe, a turma está viajando pela blogagem de avião e eu, tadinho, de pau de arara... hehehehhe

Que grata surpresa conhecer as maravilhas de sua cidade que, aliás, so poderia ser assim mesmo para abrigar uma pessoa tão querida como você...

Um beijão e um ótimo domingo...

Elenara Castro Teixeira disse...

Mimosa!
Adorei o histórico da minha cidade no teu Blog. Santa Maria realmente é uma cidade muito boa de se viver.
Somos todos abençoados não é mesmo!
Rosamaria!
Vou tomar a liberdade de deixar como comentário um post que fiz para homenagear essa cidade que eu amo tanto e que sempre me faz emocionada.
Ah!Para lembrar! Acompanhei o Centenário da cidade de Santa Maria e agora o Sesquicentenário. Estou ficando "passada" no tempo....eeheheheh!!!

Santa Maria
&
Minhas Memórias Afetivas!

Cidade ao pé do morro, verde mata ainda virgem, que embeleza e da moldura ao horizonte do meu olhar.
Cidade que dá socorro, que ajuda e salva vidas, que abriga a quem chega de repente pra morar e estudar!
Cidade de quadro e giz, escrevendo colorido o dia a dia no coração e na alma, a pagina da minha estória!
Cidade do vento norte que esquenta e marca forte, ventania que azucrina três dias do meu humor. Calor infernal que desassossega o corpo, a pele, os cabelos e a saia que esvoaça em cada cruzamento dessa cidade que eu adoro.
Cidade de grande fé peregrina e que nem de longe se imagina a força amiga do seu povo, que percorre respeitoso os caminhos da Medianeira, Senhora, Mãe e Rainha que abençoa o passo trabalhador da sua gente, que a pé, passo a passo, entoa numa só voz jubilosa, cânticos de paz, amor e esperança!
A Casa de Saúde, hospital e berço de muitos que como eu, choraram ali as primeiras lagrimas, em plena sinfonia com os pássaros que voejam ao seu redor, graças aquela paisagem exuberante que de lá ainda se avista.
O Colégio Santanna, onde desenhei as primeiras letras e a cada dia construía com altivez e garra, a minha, naquela época, já precoce independência de espírito.
Ah o Maneco, onde forjei no exemplo dos Mestres, a minha caminhada profissional e o espírito para construção de lideranças e lutas.
A UFSM, espaço para o alcance da universalidade do pensamento histórico e político, de consciência e compromisso com a sociedade.
O Restaurante Augusto com o seu velho e tradicional ponto de encontro, de conversas, conchavos e alianças políticas, regado a vinho, chope e muito galeto, marca registrada desse maravilhoso lugar lusitano.
Parabéns minha cidade querida por dar-me a glória em criança de fazer a festa do seu Centenário e hoje já calejada pela vida, por revezes e sucessos e pelos aprendizados, partilhar a glória também do teu Sesquicentenário.
Santa Maria, cidade das minhas memórias, retrato vivo das minhas estórias, lugar por Deus abençoado para me fazer nascer!

É muito bom viver aqui!

Elenara Castro Teixeira
http://phoemahelenara.blogspot.com

Sonho Meu disse...

O irmaozinha da minha nora (Felipe) estuda em SM na Federal.
Parece ser um lugar muito legl ne mesmo?
bjs,
me

Maria Helena disse...

Rosamaria,
Que charme a cidade, e ainda com uma lenda de amor na sua história, é muito interessante e romântico.
Parabéns para Santa Maria.
Bjs

Anônimo disse...

Parabens pelo aniversário de 2 anos!
Do calouro Noé
http://consiliencia.blogspot.com/

Unknown disse...

Epa, deixei uma recomendação à você lá em casa, pegue se quiser e tenha uma ótima semana...

Bjs

Alda Inácio disse...

Oi Rosinha, que coisa linda ver fotos da tua cidade que eu ainda não tive o prazer de conhecer. Noso RS é tão grande e vc está de parabéns por mostrar-nos esta beleza de cidade assim tão bem explicado. Pena que eu cheguei tarde nesta blogagem coletiva, enfim, a minha Porto Alegre foi mostrada e assim eu revi também aquela cidade que amo, meu berço.
Beijos
Alda

Anônimo disse...

Estou com tanta raiva de mim por ter confundido as datas menina. Achei que era pra hoje 19 de maio....

Anônimo disse...

Com um pouco de atraso, mas ainda em tempo, li os dois post do Coisas do Brasil e desejo Muitas felicidades as suas belas cidades: Santa Maria e Lavras (que não é a aniversariante, mas tbm é linda e merece os parabéns)

Mais uma coisa:
Estou separando por regiões e estados os textos da blogagem coletiva.
Depois aparece lá no > http://d--mentes.blogspot.com < para conhecer o blog
das pessoas do seu estado ou cidade
Ou conhecer mais sobre determinada região.

O mundo está no Brasil!

[]'s
GR

Ana disse...

Que saudaaaade!

:(

Letícia Losekann Coelho disse...

Rosinha,
eu adoro tua Santa Maria! Cidade linda demais, com história! Adoro a arquitetura de lá e os lugares lindos!
beijos

Anônimo disse...

Oi Rosa, Parabéns pelo Post sobre Santa Maria! tenho vários amigos que deixei no interior que são procedentes daí e não conhecia tudo isto da cidade! te ofereço meu award e o melhor, minha amizade! abraço, bj e ótima semana!

Rosamaria disse...

Obrigada, Sergio, pela visita! Se voltares deixa o endereço para que eu possa retribuir a visita como fiz com os outros.
Um abraço.

Cacá Hewson Smith disse...

Oi td bem?
Adorei tua postagem e vendo tuas fotos fiquei curiosa em saber se são da rede ou de seu arquivo pessoal.
Caso queira me responder meu email: karenzitaloren@gmail.com

abçs

 
^