quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Pedofilia

.





O post de hoje faz parte da blogagem coletiva Contra a pedofilia, em defesa da inocência, proposta pela Luma.
É um alerta aos pais e professores sobre o perigo que a internet, principalmente, pode causar às crianças.

O Ibope/NetRacings constatou que, em fevereiro deste ano, 1,3 milhão de brasileiros de 6 a 11 anos acessaram a Internet. A média de permanência dessas crianças na Rede foi de 9 horas e 53 minutos. Adolescentes entre 12 e 17 anos, 2,4 milhões do total, permaneceram 38 horas e 17 minutos. Isso quer dizer que, enquanto você lê este artigo, milhares de jovens estão ligando o computador para jogar, trocar mensagens instantâneas, acessar fotoblogs e o Orkut, que abriga inúmeras comunidades pedófilas.
Essas informações são dos Amigos da Blogosfera.

Mas não é só a internet. O cuidado tem que ser intensivo. Vejam este vídeo.

.






Jogo europeu alerta crianças para abusos na internet


O Conselho da Europa (COE), uma instituição européia que promove a democracia e os direitos humanos, lançou nesta terça-feira um jogo online destinado a educar crianças com idades entre sete e dez anos sobre os riscos de sofrer abusos na internet.




Para o COE, a iniciativa “é um passo fundamental nos esforços para reduzir o aliciamento de crianças por exploradores via internet”.

“As crianças precisam aprender a reconhecer e a reagir responsavelmente a situações potencialmente perigosas, que podem levar ao aliciamento e abuso sexual”, afirma em um comunicado.

A página inicial do jogo alerta que, “além de suas numerosas vantagens, a internet também comporta riscos potenciais para as crianças, já que uma parte de seu conteúdo é ilegal ou pode atentar contra os direitos e a dignidade humana.”

Uma das situações mais comuns, segundo a instituição, é quando um pedófilo entra em uma sala de bate-papo, se faz passar por um adolescente da mesma idade do jovem que pretende aliciar e logo inicia conversas de caráter sexual.

Muitas vezes, o adulto propõe um encontro e tenta induzir o jovem a lhe enviar fotos sensuais.

Conselhos

Chamado “Wild Web Woods” (Bosques Selvagens da Rede, em tradução livre), o jogo é baseado em contos populares e no Manual de Conhecimentos da Internet, uma cartilha elaborada pelo COE com conselhos práticos para que pais e professores orientem as crianças sobre os cuidados que devem ter no uso da rede mundial.

O objetivo de cada partida é chegar à E-Cidade, mas para isso o jogador deve driblar os perigos que aparecem no Bosque WWW com a ajuda das moedas da Informação, Privacidade, Segurança e Consciência.

“O caminho à cidade encantada apresenta às crianças regras básicas de segurança na internet, além de noções de direitos humanos e respeito pelos demais”, explica o COE.

A instituição pretende ainda incluir no jogo conceitos sobre direitos da infância, democracia e justiça.

O jogo foi apresentado pela primeira vez em inglês no final de 2007 e agora ganha dimensão internacional em 14 idiomas, entre eles o português.

Seu lançamento coincide com o Dia da Internet Mais Segura, celebrado nesta terça-feira por 100 organizações de mais de 50 países, entre elas o COE, a maior instituição européia de defesa dos direitos humanos e promoção da democracia, com 47 países membros - quase a totalidade da Europa.

Segundo Cathie Burton, coordenadora da equipe de campanhas do COE, “é muito difícil conseguir dados para elaborar estatísticas sobre abusos de crianças pela internet”.

De acordo com o Unicef, aproximadamente 2 milhões de crianças são “utilizadas na indústria do sexo” cada ano e mais de 1 milhão de imagens de entre 10 mil e 20 mil crianças abusadas sexualmente circulam atualmente na internet.

Fonte: BBC




A pedofilia sempre existiu, isto é, acompanha o homem desde os tempos mais remotos. Se antes este "crime", quando descoberto era facilmente ocultado e até mesmo esquecido pela sociedade, nos dias de hoje, talvez como resultado do avanço da tecnologia, em especial dos meios de comunicação, a pedofilia vem sendo a todo momento denunciada, combatida, exposta.

A oportunidade que esta blogagem oferece lembra a lição do juiz americano Louis Brandeis (1856 - 1941): " A luz do sol é o melhor dos desinfetantes".


.

31 comentários:

Anônimo disse...

E o meu post tambem sai daqui a pouco !

Bela coletiva ! Parabens para a Luma e para todos nos !

bjs
Lys

Luci Lacey disse...

Rosa

Excelente seu post.

Muito bom o video.

Beijinhos

SOS Miséria disse...

Parabens Rosa por entrar por este caminho, o caminho do combate e no caso da pedofilia eu sou uma combatente ferrenha fazem quase cinco anos, desde que criei o site : http://pedofila-nao.inf.br que faz parte do estudo do governo Federal no combate à pedofilia. Eu recebo denúncias das mais horrorosas, impossíveis de imaginar. Ja passamos dos 20.000 visitantes. Assino embaixo do teu post.
Grande abraço.
Alda Inacio

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Rosa, excelente texto e o video muito bom. Vc escreveu bem: desde que o mundo é mundo isso existe. Cabe a nós pais ficarmos atentos.

Grande abraco

Anônimo disse...

O assunto é serio, delicado..
E' preciso estar atento, conversar, explicar...
O pedofilo é um ser nojento q precisa ser banido.
Abaixo a pedofilia.

Rosa Felice San Valentino para voce.
Bjs

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, Rosa. Toda atenção é pouca diante da gravidade desse assunto!
Beijos.

Lu disse...

Tenho nojo deste tipo de gente. Não quero nem saber se é doença, se é sem vergonhismo mesmo, dá vontade de matar. A gente tem que estar sempre alerta mesmo.
Bjs

Fábio Mayer disse...

Uma criança que não goze de uma infância hígida, será um adulto problemático e violento. Cuidar da infância é garantir um futuro de paz e propsperidade, é dar esperança a todos de um mundo melhor.

Combater a pedofilia com todas as forças e meios, e ser extremamente rígido na sua punição, é proteger a infância e o futuro do país e do mundo.

Oliver Pickwick disse...

Enquanto as leis da maioria dos países continuarem brandas contra este tipo de delito monstruoso, por certo que as coisas tornarão ainda pior.
Necessitávamos de um novo Hamurabi, querida Rosa.
Beijos!

Anônimo disse...

Boa noite, nosso mundo da blogosfera é fascinante, sozinhos não somos nada, mas unidos temos forças para mover toda sociedade, pena que nem todos pensam assim.
A pedofilia é um crime hediondo, os pedófilos devem ser julgados e severamente punidos, não sei é se nossos governantes pensarão da mesma maneira. Pois se até mudam as leis para proteger alguns. Parabéns pelo seu post, muito bem elaborado. Abraços fraternos do amigo.

Osc@r Luiz disse...

Querida,

Excelente esse seu post.
Diferente de todos os que eu vi hoje. Criativo e informativo.
Já era mesmo de se esperar em se tratando de você.
Obrigado por me acrescentar mais alguma coisa.
Parabéns!
Beijo!

Anônimo disse...

Parabéns Rosa,na verdade hoje em dia é necessa´rio voltarmos os olhos com nossas crianças na internet!
Beijo.

http://graceolsson.com/blog disse...

Rosa, querida, meu filho gosta muito de jogos. Pois bem.Só vê jogos. E volta e meia passo para ver o que ele esta vendo na net.l E TEM UM BLOQUEADOR PARA NAO ACESSO A IMAGENS DE SEXO.
BEIJOS E AINDA NAO TINHA VINDO AQUI POR QUE ESSA BLOGAGEM, JUNTO COMA VIAGEM,...KKKKK

BEIJOS E BFSEMANA

Luci Lacey disse...

Rosa

Menina, eiita correria.

Bom final de semana.

Beijinhos

Anônimo disse...

Hoje em dia, há grandes facildiades mas está muito difícil viver.Sua publicação ficou ótima.

Simone corpomente e artes disse...

Oi,
excelente tema e dicas.PARABÉNS!
Sou Simone , u escrevi siobre o carnaval e vc. me visitou mto agradecida, tem post novo passa lá.bjs. Si.

Aninha Pontes disse...

Rosa meu bem, só o que podemos fazer hoej é estarmos atentas às nossas crianças. Fizemos isso com nossos filhos, e agora temos nossos netos que são tudo prá nós.
Um beijo e um lindo final de semana.

Luma Rosa disse...

Rosa, é um problema que atinge todas as camadas sociais e não distingue cultura. O video é perfeito! Passa a mensagem em pouco tempo. Deveríamos veiculá-lo na tv. Onde estão as campanhas governamentais brasileiras nesse sentido?
Obrigada por participar da blogagem!! Beijus

Letícia Losekann Coelho disse...

Rosa minha querida,
amanhã tem festa no meu blog! é o primeiro aninho dele quero que tu passe lá para um bolinho!
beijos

Luci Lacey disse...

Olha o recadinho da amiga da Rosa la no Hippos.

Luci, a Rosamaria pediu para eu entrar na tua pág e deixar um recado para ti.Ela está viajando, e sem pc, manda dizer tb q semana q vem ela estárá na ativa novamente e q você faça o favor de avisar seus amigos internautas, e lhe manda beijos.
clarice | 18/02/08 - 10:31 am | #

Clarice, obrigada.

Rosa, volte logo.

Beijinhos tambem

O Profeta disse...

Os meus sonhos emprestaram-te asas
A minha indomável vontade o encanto
Coroei-te com diadema de espuma
Nos umbrais do infinito pensamento

Uma torrente de emoções aguarda-te esta semana

Mágico beijo

O Profeta disse...

Os meus sonhos emprestaram-te asas
A minha indomável vontade o encanto
Coroei-te com diadema de espuma
Nos umbrais do infinito pensamento

Uma torrente de emoções aguarda-te esta semana

Mágico beijo

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia querida!!! Tem algo para vc lá em casa,rs.

Beijao

Vivien Morgato : disse...

Crime absurdo e insuperável para a vítima.;0(

Anônimo disse...

Oi Rosinha,

A punição deveria ser muito mais severa pra esse tipo de crime. Nem sempre mata, mas deixa sequelas pro resto da vida.

Beijo grande querida

Anônimo disse...

Tem razão, sempre houve mas as pessoas não sabiam identificar ou não sabiam bem o que era.Infelizmente o ser humano se perde cada vez mais.

Anônimo disse...

Rosa, minha amiga, ótima a sua participação nesta coletiva. Gostei de saber desses jogos europeus e instrutivos. Bom final de semana.

Letícia Losekann Coelho disse...

Rosa querida!
Só passei para te deixar um beijo!

Luci Lacey disse...

Oi Rosa

Vc ta fazendo falta.

Beijinhos

Nando Damázio disse...

Oi, Rosa querida !!
Sumidinha hein ..
O post ficou excelente, parabéns !!
Só que já tá ficando véinho, hehe ..
Cadê as novidades ??
Beijão, minha amiga !!

Anônimo disse...

Rosa! Passei aqui pra te dar um alô/beijo!

tá demais o Blog, muito interessante, andei olhando as postagens e estão bem massa!!! Obrigado pela homenagem, vou adicionar nos favoritos aqui pra conferir semanalmente! Beijo!
(Ah! Mostrei a casa de vocês pra Luiza, quando fui na melhor sorveteria do mundo, enquanto estava Boca do Monte...

BJ!

(Gui)

 
^