sábado, março 21, 2009

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down

.

Soube no Hippos, da minha amiga Luci, que hoje, dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Este post foi integralmente copiado de .


Eu tive um irmão, o Marco Antônio, que tinha este problema, numa época em que não havia recursos, nem a possibilidade de recuperação, quando meus pais, que moravam no interior, ficaram sabendo da Escola Francisco Lisboa, aqui em Santa Maria. Ele frequentou durante 2 anos e não teve aproveitamento, talvez por já ser um pouco tarde.

Antigamente as pessoas com esta síndrome eram tratadas com preconceito, eram isoladas e até ridicularizadas. Felizmente os tempos mudaram, surgiram escolas especializadas e hoje elas trabalham e tem uma vida pràticamente normal.





O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março porque essa data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21.

A primeira comemoração da data foi em 2006 e, nesse ano, a comemoração coincidiu com os 50 anos da descoberta da trissomia do cromossomo 21, pelo Dr. Jérôme Lejeune.

O que e a Sindrome de Down

A Síndrome de Down decorre de um acidente genético que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência com o aumento da idade materna.

Atualmente, é considerada a alteração genética mais freqüente e a ocorrência da Síndrome de Down entre os recém nascidos vivos de mães de até 27 anos é de 1/1.200.

Com mães de 30-35 anos é de 1/365 e depois dos 35 anos a freqüência aumenta mais rapidamente: entre 39-40 anos é de 1/100 e depois dos 40 anos torna-se ainda maior.

Acomete todas as etnias e grupos sócio-econômicos igualmente.

É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%).

No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.








Saiba mais, cique nos links abaixo (FBASD)
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
Portal da Sindrome de Down
Fundacao Sindrome de Down
Projeto Down
Sociedade, Sindrome de Down



Este post foi programado


.


Nenhum comentário:

 
^