Na revista PLANETA deste mes veio uma reportagem sobre o ALEX, um papagaio-cinza-africano, que fala, pensa e sabe calcular. Suas habilidades rivalizam com as de animais reconhecidos por sua inteligência, como os golfinhos e os chimpanzés.
Alex é um papagaio. Mas não é do tipo que se presta a qualquer piada não. Estudos desenvolvidos pela pesquisadora norte-americana Irene Pepperberg, da Purdue University, mostram que os papagaios-cinza africanos, da espécie de Alex, são muito mais do que simples repetidores de frases jocosas, sendo dotados de habilidades capazes de surpreender até o mais inteligente dos animais - nós.
A ave foi comprada em uma loja de animais em 1970 por Irene. Foram anos de pesquisa e hoje ele tem fama internacional e está presente em revistas científicas de todo o mundo.
Entre outras habilidades, Alex é capaz de dizer qual o objeto diferente em forma e cor.
Isto prova que ele pode fazer associações que não saõ apenas repetição de frases.
e tem até uma fundação, a Alex Foundation
(www.alexfoundation.org).
Tamanho em relação ao cérebro humano
SIMPLES, MAS EFICIENTE
Observando a anatomia do cérebro dos papagaios-cinza africanos, os cientistas descobriram que há muitas semelhanças com o cérebro humano, embora o das aves seja bem mais simples. Regiões como o cerebelo, o córtex e o tálamo são comuns a ambos e apresentam-se bastante definidas.
As semelhanças não param por aí. Embora o sistema nervoso dos dois animais (homem e papagaio) sejam muito diferentes, eles têm funções similares. Quando papagaios aprendem novos sons, as estruturas ativadas são análogas às que são ativadas nos humanos.
Estudos também mostram que a região chamada de pálio é bem desenvolvida nessa espécie, o que auxilia em controles complexos do comportamento. Segundo essas pesquisas, quanto maior o pálio, mais inteligente o animal, diferencial importante dos papagaios-cinza africanos.
.
2 comentários:
vou ter que contar isso pro meu amigo Alex Primo. :P
E além dessa inteligência toda, ele é lindo não?
A natureza sempre coberta de mistérios, de lindos mistérios.
Um beijo.
Postar um comentário