sábado, março 22, 2008

Dia da Água - Faça sua parte

.




Meu pai já dizia que deveríamos poupar água. Naquela época não se falava em racionamento, aquecimento global, buraco de ozônio e todas essas coisas que são comuns no dia de hoje.

Pois bem. Não sei se tive êxito na educação ambiental dos meus filhos, mesmo porque tudo isso também apareceu depois que eles já estavam crescidos e repetia pra eles o que tinha aprendido com meu pai.

Mas agora tenho duas netas, e espero ter mais, então busquei alguma coisa que pudesse interessar a elas neste dia de blogagem coletiva.

Achei na Universidade da Água esta cartilha maravilhosamente concebida por Ziraldo, vou imprimir e dar a elas para que, desde agora, aprendam a necessidade de economizar água.










(Nossos agradecimentos ao Ziraldo, que doou os direitos autorais, desta história,
ao Movimento Cidadania pelas águas.)

Antigamente os homens faziam a guerra para conquistar terras

Do jeito que a coisa vai, não demora muito e os homens vão guerrear por um pouquinho de água...


LIMPA


VOCÊ ESTÁ SUJANDO A ÁGUA DO MUNDO!!!
(Assim, a água limpa vai acabar!)


E não será uma conversa só com as crianças. Será uma conversa com o papai, a mamãe, o vovô, a titia, enfim, com todo mundo da casa. Vamos lá

Por exemplo: todas as crianças amam as árvores, sua sombra, suas flores, seus frutos.
Todos sabem que a Terra não pode viver sem as árvores. Todo mundo tem o maior cuidado com as árvores.
Todos os colégios comemoram o Dia da árvore.
Uma árvore é muito fácil de desenhar.

Desenhar a água?
NÃO!
Vamos ter que aprender a cuidar da água!


O Brasil tem muita água. É um dos países que tem mais água doce do mundo. Só a Bacia Amazônica possui um sexto de água doce que corre na Terra. Muitos rios, porém, já morreram no Brasil por falta de cuidado. Alguns afluentes, por exemplo, do Rio São Francisco, já secaram para sempre. Nas bacias do Rio Doce, do Paraíba do Sul, do Jequitinhonha e de muitos outros grandes rios brasileiros a água disponível para cada pessoa é hoje menos da metade da água que existia há cinqüenta anos.

Não ocorre a quase ninguém que a água - que vive caindo do céu - pode, um dia, acabar na Terra. Acontece que ela pode chover e ser chuva ácida; ela pode causar só destruição; ela pode chover e não virá água limpa. Muitos países, hoje, já enfrentam sérios problemas de água potável. Muitos países já importam água limpa.

Depois, a coisa mais importante é manter as nascentes, os rios, as lagoas e lagos limpos e protegidos. Os rios que já morreram no Brasil, morreram por causa dos desmatamentos em suas nascentes; morreram - ou estão morrendo - por causa do assoreamento de suas margens (construções indevidas, enchentes mal cuidadas); morreram porque as terras por onde eles correm viraram desertos feitos pela mão do Homem.

É isto: as autoridades, os proprietários, os moradores das zonas onde os rios nascem devem tratar de reflorestar as nascentes, de recompor as margens do rio, de mantí-los o mais limpo possível, de não destruir mais a vegetação ribeirinha que os protege.
As árvores dependem do rio; os rios dependem da árvore...
O melhor amigo do rio é o verde.

Você, certamente, não pode ir lá para o meio do sertão replantar os grotões, as florestas, as pequenas matas por onde os rios clarinhos corriam.
Mas é bom que o povo inteiro tenha consciência de que é preciso salvar nossos rios.
É bom que a gente possa cobrar das pessoas que podem fazer esta parte do grande trabalho: os fazendeiros, os proprietários de terra, os moradores das regiões por onde o rio corre, as autoridades, o Governador, o Prefeito e até o Presidente da República...

Por sua história, por sua cultura,


BRASILEIRO JOGA TUDO NA ÁGUA!


Pois aqui está a coisa mais importante que você pode fazer para mudar esta mentalidade

O ideal seria não jogar nada na água, mas isto é um sonho. Assim, fiquemos com o que está ao nosso alcance.
Na sua sala de aula, no seu colégio, na sua casa, na sua camiseta, no seu caderno na sua cabecinha (na do papai, na da mamãe, na da vovó, na do titio), na cabeça de todo o pessoal lá de casa vai estar presente sempre o peixinho lambendo os beiços.
Porque sabe que está nadando em águas limpas.


ANOTE NO SEU CADERNO ESTES LEMBRETES


TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
DE MATERIAIS USUALMENTE JOGADOS NOS RIOS, NOS LAGOS E NO MAR

22 de Março
Dia Mundial da água



Vi na revista Claudia deste mes uma entrevista com Letícia Sabatella, onde ela diz: "a água deve ser tratada como sangue vital, nosso mais precioso patrimônio, que não pode ser reduzida à condição de mera mercadoria".
Ela falava sobre a transposição do Rio São Francisco, mas nós temos que ter a consciência que a água é mesmo o nosso mais precioso patrimônio e tratá-la como tal.







A ONU escolheu 2008 como o "Ano Internacional do Saneamento". O Dia Mundial da Água faz parte dos eventos programados e este post faz parte da blogagem coletiva.






Mais informações importantes aqui.








.

10 comentários:

Luci Lacey disse...

Rosa

Mas que delicia ler/ver o seu post.

Quanta ajuda e criatividade.

Todos nos, precisamos de contribuir, preservendo o futuro de outras geracoes.

Ficou lindo Rosa.

Parabens

vitoria disse...

Lindooooooooo!
Adorei o teu post Rosa!!
Está fácil,agradável e abrange tudo e mais alguma coisa.Valeu!

Georgia disse...

Rosa, vc arrazou com este seu post, nossa que beleza as suas informacoes.

Mas é verdade, os brasileiros precisam cuidar mais do que eles jogam pelo caminho. Isso é uma triste verdade. Vc sabe que essa foi uma das coisas que mais chamou a atencao do meu esposo qdo me conheceu? Tudo o que eu comia pelo caminho, colocava num saquinho que eu tinha na bolsa. Ele disse que eu, fui a primeira brasileira que ele conheceu no Brasil e que nao jogava o lixo na rua.

Beijao querida

Maria Augusta disse...

Rosamaria, o caminho é este mesmo, passando pelas crianças é que vamos conscientizar os adultos e criar novos hábitos nos adultos que eles serão.
Muito bom teu post, parabéns.
Abraços.

Sombra do Sol disse...

Olá boa noite. Amanhã é domingo de Páscoa, e a Páscoa é tempo de Amor, de família e de Paz... É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos. Páscoa é um sentimento nos nossos corações de esperança , fé e confiança. É dia dos nossos sonhos parecerem estar mais perto, tempo de retrospecção por tudo que tem sido e uma antecipação de tudo que será. E é hora de lembrar com amor e apreciação as pessoas em nossas vidas que fazem diferença...
Pessoas como você!!! Abraços fraternos do amigo.

Luci Lacey disse...

Rosa

Vim te deixar um cheiro e desejar, Feliz Pascoa para vc e sua familia festeira.

Tenha um lindo Domingo.

Beijinhos

Roseane, disse...

Rosa seu post ficou muito legal e gostoso (como a água) de ler. A água é um direito humano, infelizmente existem pessoas que tem esse direito violado. Boa Páscoa!

Aninha Pontes disse...

Ficou lindo seu post.
Parabéns pela criatividade.
Rosa querida, que seu domingo seja lindo e feliz com sua família.
Que a páscoa seja de renovação da fé e esperança.
Beijos

O Profeta disse...

Mulher da ilha é solidão
É espera do vapor da madrugada
É aroma de milho em mesa de pão
É pio de milhafre, alma assombrada

Mãe em ninho feito de frias pedras
Por duras mãos cheias de jeito
Não sei se de ti brota um morno leite
Ou escorre rubra lava do teu peito


Uma Santa Páscoa


Terno beijo

Osc@r Luiz disse...

Uma perfeirta lição sobre esse preciosíssimo bem finito!
Imagens belíssimas, informação de qualidade...
Como vale a pena vir aqui!
Acho que o mundo anda mesmo é precisando de mais uma meia dúzia de Rosamarias!
Um beijão, amiga querida!
Parabéns pelo seu post e obrigado pelo seu carinho!

 
^