sexta-feira, abril 15, 2011

Chocolates trabalhados

.


Meus amigos, estou em missão de mãe e por isso longe daqui. Gostaria de poder dar atenção a todos, principalmente os que passam por aqui e deixam comentários ou não e aos que me mandam e-mails preocupados com a minha ausência. Agradeço a todos.

Eu trabalhava com chocolate e esta época era de muito serviço, ficava sempre até às 2 ou 3 horas da madrugada fazendo os trabalhos mais delicados, como os pintados, ao som de músicas instrumentais, na maior calma.
Como era bom aquele tempo!
Agora já não faço mais e este ano talvez não possa fazer nem para as netas, mas deixo aqui algumas poucas fotos de trabalhos que teho e que já mostrei em posts do início do blog e que pode servir de modelos para quem goste deste tipo de trabalho. Quem acompanha meu blog já conhece.




Os trabalhos abaixo foram feitos em chocolate, com aplicação de um glacê especial e depois pintados com anilinas comestíveis. Aprendi a fazer fazendo, criando, nunca vi nenhum igual. Fiz os corações naquelas caixas de acetato, usadas para embalar bombons.
Eu também fazia as embalagens. Aquela prata, do coração azul, levei um dia para fazer, mas consegui deixa-lo em pé dentro dela, calçando com pedaços de isopor, forrados de papel prateado, o mesmo que forrei a caixa.
As caixas maiores, atrás, são licores caseiros que eu fazia, em garrafas que eu pintava.








Na próxima foto: o verde foi feito sobre folhas de repolho...isso mesmo...repolho. Puro chocolate branco com anilina própria para chocolate, de origem americana e comprada em Montevideo. Naquela época não havia aqui.
As rosas, que estão logo abaixo, pétala por pétala, feitas com forma. Como as folhas de chocolate eram sobre folhas de roseira, achei que poderia fazer com as de repolho.  E saiu uma linda bomboniére, onde coloquei 18 bombons, todos trabalhados, e dei de Páscoa para minha mãe. Ela adorou! Tem fotos de dois ângulos.
Ao lado das rosas, é uma margarida, montada com bombons de forma oval, com um redondo no centro. Ao enrolar em papel celofane, era colocado um arame fininho e depois de montado, com flores, guardanapo de celofane e fitas.É um arranjo de mesa, em pé.







A caixa com foto em cima, à esquerda, é de uma cunhada que foi rainha do Maneco (Colégio Manuel Ribas - Santa Maria). Foi feita com a capa de uma revista antiga, já rasgada e pintada, como pode ser vista, a parte mais escura. Colada na tampa de uma caixa de sapatos rebaixada para 4cm, forrada e plastificada e cheia de bombons para presentear o marido dela.
O camafeu à direita é chocolate branco com anilina rosa, própria para chocolate.
A caixa à esquerda, em baixo, é de bombom, comum, forrada com fotos de artistas e plastificada. Tive que recorrer a vizinhança atrás da Zero Hora daquele domingo para recortar as fotos, tantas foram as encomendas.
À direita, são arranjos de bombons tipo bouquê e chachos de uva.



Estes arranjos com bombons e aparecem em azul, amarelo e cor de rosa, eram feitos desde um bombom, como lembrancinhas de aniversários, casamentos e decorados de acordo com o motivo da festa, até ramalhetes grandes, com até 12 bombons, muito presenteados em formaturas, aniversários, etc.




Estes foram feitos mais adiante, quando eu já não trabalhava mais, isto é, não fazia para vender.
O ninho é chocolate maciço, os passarinhos são de doce de leite condensado, com banho de chocolate branco e depois pintados. Feito especialmente para a Maria Antônia.
Os ovos são de chocolate branco, recheados, cada lado, com doce de leite condensado, as figuras da Mônica, Cebolinha e Cascão são transfers comestíveis. As fotos foram feitas antes de serem embalados.
 



.

8 comentários:

Ana disse...

Lindos!!
Conheci e provei teus deliciosos chocolates!

Kd a foto das caixinhas que mandaste por sedex pra mim, pro Zk, pra Pinta, Cidinha e Xôn?! Eu simplesmente amei a tua idéia e criatividade!
(E me apaixonei pelos bombons!!)

Beijão!

Ana disse...

Eu fotografei: link!

Ficaram escuras, mas dá para ter uma idéia!
Ainda guardo a minha caixa! Ela está decorando a estante da minha salinha do computador!
Adoro!

Elvira disse...

Uma obra de arte!
Parabéns!

Bjs.
Elvira

http://graceolsson.com/blog disse...

ih, gostaria de provar...

Rosa, por quê nao volta a fazer?
bjs e dias flizes

Blog do Beagle disse...

Rosinha artista de mão cheia, adorei seus trabalhos. Parabéns. Pena que tudo passe, não é? Bjs. Elza

Beth/Lilás disse...

Nooossa, Rosa, você é uma artista maravilhosa!
Que trabalhos lindos, cheios de delicadeza, adorei!
Volta a fazer, vai!
bjs cariocas

Luciana L V Farias disse...

Tão lindos que eu não sei se teria coragem de comer, HAHAHAHAHA

Beijão, querida!!!!

Palavras Vagabundas disse...

Que lindo seu trabalo!Nunca havia visto nada igual.
bjs e Boa Páscoa.
JUssara

 
^