domingo, março 18, 2007

Palíndromos ou capicuas

Palíndromos são palavras que tem o mesmo sentido lidas normalmente e de trás pra frente..

Capicua ou palíndromo é um número (ou conjunto de números) que lido da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita é idêntico. O mesmo pode ser dito de datas ou horas.



Nós temos uma turma no Orkut que briga por palíndromos. Tudo começou com o Sean e a Márcia, que são os professores. A Ana e a Cida (não sei porque ainda não tem um blog) suplantaram os professores e chegam a apagar ou fazer mais de dez scraps para fazer um palíndromo (ou capicua), mas foi lição da pinta mesmo.

A Clarice voltou há pouco para o orkut e é muito fácil palindromar na página dela e o Zeca, que anda sumido, também fazia das dele.

Outro dia andava na rua e me chamou a atenção diversos carros estacionados na mesma calçada e com as placas com palíndromos. Eu não poderia, de maneira nenhuma, perder a oportunidade de fotografá-las e mostrar pra eles. Tive que dar uma disfarçada, olhando vitrines e esperando que as pessoas passassem e não vissem que eu estava fotografando, e não enviando mensagens. E ainda perdi alguns por ter muita gente por perto. Dois eram perfeitos.

Não tô obsessiva, viu, meu filho!





29 comentários:

Graziana Fraga dos Santos disse...

hahahah
muito bom!
a Cida adorava palindromar lá no meu orkut ;)tb não sei porque ela não tem um blog....heheheh

Anônimo disse...

Rosa, Rosa
Só tu mesmo fotografando placa!!!!
Muito bom!!!!!!!!!!!!Na minha página todo mundo deita e rola!Mas eu me divirto com disputa!
Bjos

Telejornalismo Fabico disse...

*



protesto!
tudo o que aquela pinta pilantra aprendeu de táticas terroristas pra roubar palíndromos foi comigo.
tu-do.

e vc tá sofisticada, hein?
CAPÍCUA eu não conhecia.
gostei de saber que faço capícuas.


agora, fiquei te imaginando na rua, câmera na mão, escondida atrás dos postes pra fazer foto de placa de carro.
alguém deve ter ligado pra polícia avisando que tinha movimentação estranha na área.
ao que o policial responde:
"liga,não, é a dona rosa. é inofensiva. fotografa tudo que vê, desde camiseta nas vitrínes à placa de carro"




*

Anônimo disse...

Eu também nunca soube que capícua fosse sinônimo. Isso é cultura pura!!!!!!Aprendo um bocado de coisas nos blogs de vocês e me divirto a valer. Bom demais!

Hahaha.Também fico te imaginando fotografando os carros na rua. Deve ter sido hilário.

Nesse quesito eu dou um voto de confiança ao terrorista-mor. Foi ele quem nos ensinou esse tal de palíndromo=capícua. Já a pinta, por ciscar muito, nos ensinou a trapacear apagando os scraps. Isso porque ela é só uma pintinha..Quando virar uma galinha, não quero nem saber o quanto de rasteira que vamos levar.

Quanto ao meu blog, só tenho perfil pra dar pitaco nos blogs de vocês!!!!!

beijão

Unknown disse...

Heheheheh! A-do-rei!

Estamos ficando cada vez mais pirados!!

Unknown disse...

Grazi - a Cida faz palíndromos até em pessoas que não são da turma.



Clarice - Depois dos mil scraps vai ser mais difícil fazer palíndromos na tua página, por isso a gente tem que aproveitar. Quem sabe um dia alguém inventa de fazer um concurso!



Sean - protesto aceito.

Nunca vi tu apagares scraps, por isso pensei que fosse coisa da pinta.É o que a Cida sempre diz.

Quem me falou em capícua foi a Carmencita.

huáhuáhuáhuá

Adorei a resposta do policial!



Cida - eu tb aprendo todos os dias, Cidoca e adoro isso!
Tu vives dizendo que a trapaceira é a pinta. Agora te acerta com ela.
huáhuáhuá



Ana - pirada, eu?????
Capaz!!!!!

Bjão procês.

Anônimo disse...

Rosa
Já que bateste nesse ponto de que eu faço palíndromo até em quem não é da turma, eu te digo: nem grazi, nem Mari e nem carmencita nunca vieram reclamar do palíndromo que registrei nelas....hahahahahaha. A febre do palíndromo tá valendo até nos contadores dos blogs...
boa noite, RosAgitadora

Unknown disse...

Quem, é Mari, Cida?
A Grazi é nossa amiga, não vale palindromar em quem não é amigo de todos.

Anônimo disse...

Pergunta pra o teu filho quem é Mari. Eu a conheci através dele. Ela mora aqui e foi ser amiga logo de quem? Do terrorista e do Lipe. Ela, inclusive, já colocou a minha careta lá no blog dela, em dez/06, quando nos conhecemos.
beijão, RosadeUmaMãoSó

Anônimo disse...

esqueci de dizer que ela é do blog sítio da maricota.

Unknown disse...

mas ela não é amiga de todos, não vale!

Graziana Fraga dos Santos disse...

ainda bem que sou amiga de todos!
;)

Marcia disse...

eu sou uma pintinha honesta.
pobre, mas honesta e bem limpinha.
por isso venho render minah homenagem (ooooohhh) ao mestre Xon.
tudo que eu aprendi nesta vida, de pilantragem e sacanagem, foi pelas mãos do Teu Filho.
tudinho.

agora tem uma coisa.
a ciência já PROVOU que cresce pêlo na mão de quem faz autopalíndromos.
ou de quem faz autocapícuas. :P
a mão direita da Cida, minha nêga, já é praticamente um Tony Ramos.
EU VI, com estes olhos de pinta que um dia hão de acabar num fricassé.

Carmencita disse...

Credo! E dizer que agora capicua foi parar em certas bocas podres...

É capiCUa. Como acento e assento no "dito CUjo".

Um grande beijinho!

Rosamaria disse...

pintinha - eu pensei que fosses auto-didata!
admiro muito essa sintonia que tens com o Xôn e a amizade de vcs.

euzinha não coloco os olhos dos componentes da tua família no fricassè. eu, hein!
e a Cida deve ter mesmo a mão cabeluda de tanto auto-palindromar, por isso ela não mostra nas fotos.




Carmencita - pelamordedeus, guria, não fala assim, ainda mais se for para o meu filho!

eu estava errada, mas já corrigi. pelo que eu consegui pesquisar, CAPICUA não tem acento em português e sim no espanhol, pode que seja pronunciada como paroxítona. é isso?

http://es.wikipedia.org/wiki/Capic%C3%BAa

Bjão procês.


ah! a Cida falou que tá valendo nos contadores do blog. entrei no meu e deu 898, mas tô com medo de criar cabelo na mão, hehehe

Carmencita disse...

Isso mesmo, querida. Em português não precisa de acentuação gráfica. Aliás, não vi você ter escrito errado.

Se você acha que fez algo errado, não entregue isso numa bandeija de ouro aos bandidos. Essa gente é louca por um bode expiatório.

E quando falei "acento", não me referia a "diacrítico", mas sim a "sílaba tônica".

Um grande beijinho!

Rosamaria disse...

Carmencita - eu tinha colocado o acento errado, sim. errar todo o mundo erra.
olha eu aqui: não tenho curso superior e estou no meio de letrados, doutores,levo tudo na brincadeira e aprendo todos os dias um pouco.
contigo aprendi "capicua" e agora "diacrítico".
quando falei em paroxítona, me faltou o termo "sílaba tônica".

por isso gosto tanto disso aqui, além de encontrar pessoas tão legais quanto meus amigos.

bjão.

Carmencita disse...

Bom dia, Rosa!

Acordei meio zumbi hoje. Preciso de um chá verde para despertar. Mas eu não estava reclamando de você, querida. Eu não reclamo de quem não merece. E também não habito esse Olympo inalcançável que você sugeriu.

Ai, agora preciso fazer as minhas abluções matinais para ficar ainda mais cheirosinha. Só espero não tropeçar no banheiro.

Um grande beijinho!

Telejornalismo Fabico disse...

*




atenção a todos que ZEUS vai falar:

a PINTA é pilantra, pede piu, mas papa pimenta.
não confiem nela!

a CIDA está tentando ficar parecida com a deusa-menor. quer ter mãos de ouriço, assim como o palheiro que a divindade tem na cachola.


a GRAZI é minha amiga, e só autorizo a ser amigo dela quem eu quiser.


a única pirada aqui é a ANA. e pilhada, por sinal.


CLARICE é das minhas: quer ver sangue, cabelo rolando pelo chão, dente voando.


e MAMI, pouco importa se o que vc escreve tem acento ou não, teu bom humor é proporcional ao teu enorme coração e é isso o que importa.
agora volta pra cozinha e me dá logo o almoço.
e a sobremesa!




*

Unknown disse...

huáhuáhuáhuáhuá

é por isso que gosto di ti, meu filho!

Unknown disse...

Euzinha pirada????????? Só eu???

Só porque meu nome é palíndromo e vcs não superam este fato!

Cada vez que vou na pág de vocês e lá fica registrado ANA é um palíndromo! Heheheheheh!

Carmencita disse...

Oi de novo, querida!

Coloquei uma poesia para você aqui:
http://tangodepalavras.blogspot.com/2007/03/minha-flor.html

Um grande beijinho!

Graziana Fraga dos Santos disse...

Rosinha, tu conhecia este lado possessivo do teu filho?
hehehehehehe

Rosamaria disse...

Eu não quis dizer nada, Grazi...

e ele me MANDOU pra cozinha, viste?

e eu fui, tava na hora e a neta tinha chegad, hehehe

Telejornalismo Fabico disse...

*




possessivo, não, meigo!




*

Zeca La-Rocca disse...

de tudo isso quero saber só uma coisa:

A Rosemary Rocha sabe q tu fotografa, às escondidas, vitrines e placas de carro?

huahuahauhauaha

Rosamaria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosamaria disse...

Ô, Zeca, pq logo ela? tô nem aí!!! e não foi escondido, só deixei passar a tropa, hehehe.

Zeca La-Rocca disse...

q q tem ela? foi a única colunista de SM q eu lembrei...

 
^