quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Jane Fonda - O terceiro ato da vida

.

Recebi o vídeo (tem tradução) por e-mail de uma cunhada. É sensacional! Embora o texto seja longo, vale a pena ler e refletir, afinal todos nós vamos chegar lá, a não ser que partamos para outra.

http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/jane_fonda_life_s_third_act.html



*Jane Fonda: o novo livro, Prime Time: 
Love, Health, Sex, Fitness, fala sobre o que ela chama de terceiro ato de sua vida. Jane admite no texto que ainda se preocupa com a aparência e que sua idade a obrigou a diminuir o ritmo da rotina de exercícios físicos. A atriz foi uma das pioneiras nos vídeos que ensinavam e estimulavam as mulheres a malharem, mas depois admitiu recorrer a cirurgias plásticas.
A filha do lendário ator, Henry Fonda, Jane nasceu e cresceu na cidade de Nova Iorque. Depois de ter estudado arte no Vassar College, voltou-se para a moda e o estudo da arte de representar. Depois do primeiro êxito no filme “Até os Fortes Vacilam” (Tall Story), em 1960, a sua carreira seguiu o rumo do sucesso.
Nome completo: Jane Seymour Fonda, atriz e escritora. Sua história tem final feliz: na terceira idade, Jane venceu a batalha contra um câncer no seio, voltou ao cristianismo, continua a escrever livros e a promovê-los na mídia. Reaproximou-se dos filhos e tornou-se avó amorosa.






O TERCEIRO ATO DA VIDA

Jane Fonda*




Houve muitas revoluções no último século, mas, talvez, nenhuma tão significativa quanto a revolução da longevidade. Estamos vivendo em média, hoje, 34 anos a mais do que nossos bisavós. Pensem sobre isso. Isso é um completo segundo período de vida adulta que foi adicionado à nossa expectativa de vida. E ainda assim, para a maior parte, nossa cultura não se posicionou sobre o que isto significa. Ainda estamos vivendo com o velho paradigma da idade como um arco. Essa é a metáfora, a velha metáfora. Você nasce, atinge o auge na meia-idade e declina para a decrepitude.
Idade como patologia. Mas muitas pessoas hoje -- filósofos, artistas, médicos, cientistas -- estão lançando um novo olhar para o que chamo de terceiro ato, as três últimas décadas da vida. Eles percebem que isso é, na verdade, um estágio de desenvolvimento da vida com sua própria significância -- tão diferente da idade madura quanto a adolescência é da infância. E estão questionando -- todos nós deveríamos estar questionando -- como usamos esse tempo? Como vivê-lo com sucesso? Qual é a nova metáfora apropriada para envelhecimento? Passei o último ano pesquisando e escrevendo sobre este assunto. E descobri que uma metáfora mais adequada para envelhecimento é uma escadaria -- a ascensão para o topo do espírito humano, trazendo-nos para sabedoria, completude e autenticidade. De forma nenhuma idade como patologia; idade como potencial. E adivinhem? Esse potencial não é para poucos felizardos. 
Acontece que a maioria das pessoas acima de 50 sente-se melhor, é menos estressada, é menos hostil, menos ansiosa.Tendemos a ver os itens comuns mais que as diferenças. Alguns dos estudos dizem até mesmo que somos mais felizes. Isso não é o que eu esperava, acreditem-me.Venho de uma longa linhagem de depressivos.Quando me aproximava dos meus 40, assim que acordava de manhã, meus seis primeiros pensamentos eram todos negativos. E me assustei. Pensava, puxa vida, vou me tornar uma velhota mal-humorada. Mas, agora que estou, de fato, precisamente no meio de meu terceiro ato,percebo que nunca fui mais feliz. Tenho uma tremenda sensação de bem-estar. E descobri que quando você está dentro da velhice, em vez de olhar para ela do lado de fora, o medo se aquieta. Você nota, você ainda é você mesma --talvez até mais. Picasso disse uma vez: "Leva um longo tempo para se tornar jovem". 
Não quero romantizar o envelhecimento.Obviamente, não há garantia de que ele seja um tempo de fruição e crescimento. Alguma coisa disso é uma questão de sorte. Alguma coisa disso é, obviamente, genético. Um terço disso, de fato, é genético. E não há muito que possamos fazer sobre isso. Mas isso significa que, para dois terços de quão bem desempenhamos no terceiro ato, podemos fazer algo. Vamos examinar o que podemos fazer para tornar esses anos adicionais realmente bem sucedidos e usá-los para fazer a diferença. Deixem-me dizer algo sobre a escadaria, que parece ser uma metáfora esquisita para idosos,considerando-se o fato de que muitos idosos são desafiados por escadas.
Eu mesma estou incluída. Como sabem, o mundo inteiro opera com uma lei universal: entropia, a segunda lei da termodinâmica. Entropia significa que tudo no mundo, tudo está num estado de declínio e decadência, o arco. Há apenas uma exceção a essa lei universal e isso é o espírito humano, que pode continuar a evoluir em direção ao topo -- a escadaria -- trazendo-nos para completude,autenticidade e sabedoria. E aqui está um exemplo do que quero dizer. Essa ascensão rumo ao topo pode acontecer mesmo face a desafios físicos extremos. Cerca de três anos atrás, li um artigo no New York Times. Era sobre um homem chamado Neil Selinger -- 57 anos de idade, um advogado aposentado -- que tinha se juntado ao grupo de escritores da Faculdade Sarah Lawrence onde encontrou sua voz como escritor. Dois anos depois, ele foi diagnosticado com esclerose amiotrófica lateral, comumente conhecida como doença de Lou Gehrig. É uma doença terrível. É fatal. Ela devasta o corpo, mas a mente permanece intacta. Em seu artigo, o sr. Selinger escreveu o seguinte para descrever o que estava acontecendo a ele. E cito:"À medida que meus músculos enfraqueciam,minha escrita se tornava mais forte. À medida que lentamente perdia minha fala, ganhava minha voz.À medida que encolhia, eu crescia. No momento em que perdi tanto, finalmente comecei a encontrar a mim mesmo." Neil Selinger, para mim, é a personificação da subida da escadariaem seu terceiro ato.
Todos nascemos com espírito, todos nós, mas, às vezes, ele fica soterrado debaixo dos desafios da vida, violência, abuso, negligência. Talvez nossos pais sofressem de depressão. Talvez eles não fossem capazes de nos amar além daquilo que realizamos no mundo. Talvez ainda soframos com uma dor psíquica, uma ferida.Talvez experimentemos a sensação de que muitos de nossos relacionamentos não tiveram uma conclusão. E assim podemos nos sentir inacabados. Talvez a tarefa do terceiro ato seja terminar a tarefa de encerrar a nós mesmos.
Para mim, ela começou quando me aproximava do meu terceiro ato, meu aniversário de 60 anos.Como era para eu viver? O que era para eu realizar nesse ato final? E percebi que, a fim de saber para onde estava indo, eu tinha que saber onde estivera. Então, voltei e estudei meus dois primeiros atos, tentando ver quem eu era na época, quem eu realmente era -- não quem meus pais ou outras pessoas me disseram que eu era,ou me trataram como se eu fosse. Mas, quem era eu? Quem foram meus pais -- não como pais, mas como pessoas? Quem foram meus avós?Como eles trataram meus pais? Esse tipo de coisas.
Descobri alguns anos atrás que esse processo pelo qual passei é chamado pelos psicólogos"fazer uma análise da vida". E dizem que ela pode dar nova significância, clareza e sentido à vida de uma pessoa. Você pode descobrir, como eu, que muitas coisas que você costumava pensar que eram falha sua, muitas coisas que costumava pensar sobre você mesma, na verdade, não tinham nada a ver com você. Não era falha sua; você estava bem. E você é capaz de voltar e perdoá-los, e perdoar a você mesma. Você é capaz de se libertar de seu passado. Você pode mudar sua relação com seu passado. Enquanto estava escrevendo sobre isso,encontrei um livro chamado "Em Busca de Sentido" de Viktor Frankl. Viktor Frankl foi um psiquiatra alemão que passou cinco anos em um campo de concentração nazista. E ele escreveu que, enquanto estava no campo de concentração,ele poderia dizer, se eles fossem libertados,quais pessoas estariam ok e quais não estariam.E ele escreveu isto: "Tudo que você tem na vida pode ser tirado de você exceto uma coisa, sua liberdade de escolher como você responderá à situação. Isso é o que determina a qualidade de vida que vivemos -- não se fomos ricos ou pobres, famosos ou anônimos, saudáveis ou sofredores. O que determina nossa qualidade de vida é como nos relacionamos a essas realidades, que tipo de significado atribuímos a elas, que tipo de atitude mantemos sobre elas,que estado mental permitimos que elas incitem."
Talvez o objetivo principal do terceiro ato seja voltar e tentar, se apropriado, mudar nossa relação com o passado. Acontece que estudos cognitivos demonstram que, quando somos capazes de proceder assim, isso se manifesta neurologicamente -- caminhos neurais são criados no cérebro. Veja, se você, ao longo do tempo, reagiu negativamente a eventos passados e a pessoas, caminhos neurais são configuradospor sinais químicos e elétricos que são enviados através do cérebro. E com o tempo, esses caminhos neurais se estabelecem, eles se transformam na norma -- mesmo se são ruins para nós porque nos causam estresse e ansiedade.
Contudo, se pudermos voltar e alterar nossa relação, reavaliar nosso relacionamento com pessoas e eventos do passado, os caminhos neurais podem mudar. E se pudermos manter sentimentos mais positivos sobre o passado, isso se torna o novo modelo. É como reajustar o termostato. Não é ter experiências que nos torna sábios, é refletir sobre as experiências que tivemos que nos faz sábios -- e que nos ajuda a ser completos, traz sabedoria e autenticidade.Isto ajuda a nos tornar o que poderíamos ter sido. Mulheres começam completas, não começamos? Quero dizer, como meninas, começamos irritadiças -- "É, quem disse?"Temos atuação. Somos os sujeitos de nossas próprias vidas. Mas muito frequentemente muitas, se não a maioria de nós, quando alcançamos a puberdade, começamos a nos preocupar com ajustar-nos e sermos populares.E nos tornamos os sujeitos e objetos da vida de outras pessoas. Agora, em nosso terceiro ato,talvez seja possível para nós percorrer de volta o círculo até onde começamos e conhecê-lo pela primeira vez. E se pudermos fazer isso, não será apenas para nós mesmas. Mulheres mais velhas são o maior contingente demográfico no mundo.Se pudermos voltar e redefinir a nós mesmas e nos tornar completas, isso criará uma mudança cultural no mundo, e dará um exemplo às gerações mais jovens para que elas possam repensar suas próprias expectativas de vida.
Muito obrigada. 




12 comentários:

Lúcia Soares disse...

Um show, heim? O mais importante é termos saúde para viver essa fase da vida.
Perfeita a frase: "Tudo que você tem na vida pode ser tirado de você exceto uma coisa, sua liberdade de escolher como você responderá à situação."
Chega num ponto que a gente tem que pensar mais em nós mesmos.
Beijo!

Ana disse...

Também adorei e coloquei no meu blog!

(Se quiser legendas, é só clicar na opção, em português, abaixo do vídeo.)

E força na peruca que vamos estrear com tudo neste tal terceiro ato!

Unknown disse...

E Viva o Terceiro Ato!
Beijos.

Adelino P. Silva disse...

Rosamaria, maravilha de texto. O que escreveu vale também para os homens, claro. Acho que inconscientemente já fiz também aquelas avaliações do passado mencionadas por você. Eu costumo dizer que existem duas espécies de idosos: os idosos e os idosos-idosos. Pense sobre isto; você melhor do que eu entenderá o que quero dizer, creio.

Agora, a Lúcia Soares destacou um fator muito importante: saúde física e mental nessa fase. Mas quem sabe, Lúcia, a saúde física e a mental não sejam apenas conquistas ou consequências de atitudes por nós assumidas, sejam por imposição ou mesmo aceitação de imposições do meio social em que vivemos?
Nossa, o tema é bom. Fica para a Rosamaria que escreve tão bem e claramente.
Abraços e boa semana para todos(as).

Rosamaria disse...

Lúcia, tu estás certa, chega uma fase da vida em que precisamos pensar mais em nós mesmas. Eu estou tentando, mas os outros estão sempre na frente, não adianta.
Bjim

Rosamaria disse...

Anabacana, tu ainda vais entrar eu já tô dentro faz tempo, hehehe
Bjim

Rosamaria disse...

Viva, Ângela! É um tempo muito bom, a Jane Fonda disse bem.
Bjim

Rosamaria disse...

Adelino, como disse lá no teu blog, este texto não é meu (assim fosse!), é da Jane Fonda. Entendi bem o que quiseste dizer com idosos-idosos e estou me preparando para não ser uma assim, idosa eu já sou, hehehe.
Seja bem vindo e volte sempre.
Um abraço

Anônimo disse...

CASA de ROSA with CASA DONASA...????
They're all with DONG - DON?
They got some CARTER FOUNDATION eith HEINTZ- SEITZ and they do those HORSES like you wouldn't
" belief" and PONY!
And they do it with TURNER cause he's mob in that NEVADA GOV'T with GERRIZZO and " SUMMER READING"!
And the best is that mote than 1000 people want CONDOLEEZA RICE put to death if what they say is true.
NAMELY - SAPOP with CARMEN- FRADO and PLO- IRA-
POPPINDA POPERS - PHOCKST.

Adelino P. Silva disse...

Não importa que o texto não seja de sua autoria, Rosamaria. É como se fosse, pois tenho certeza que pensou/pensa como a Jane Fonda. Saí-me bem, não?
Abraço

Michèle disse...

Oi Rosa, acabo de fazer um passeio no seu blog e gostei muito de conhecer um pouco mais de você, sua família, seus gostos, sua vivência, enfim. Você está de parabéns. Muito capricho e boas escolhas. Martha Medeiros também está na minha lista de excelentes e sensíveis escritoras e o texto de Jane Fonda eu também o publiquei (como já havia comentado).Desejo que este seu caminho lhe dê sempre, sempre boas perspectivas e alegrias, ok? Parabéns, beijins mil, Michèle

yone kegler disse...

SE VOCES SÃO FÃS DA JANE FONDA E MORAM NO RIO OU SÃO PAULO, QUERO AVISAR QUE JANE FONDA ESTARÁ NO BRASIL A PARTIR DO DIA 26 DE NOVEMBRO PRIMEIRO EM SÃO PAULO E DEPOIS NO RIO,CINFORME ELA MESMO ME DISSE NA CÓPIA DE MENSAGEM TROCADA ENTRE NÓS.
FAÇO PARTE DO BLOG DELA HA ANOS, E COMO ÚNICA BRASILEIRA, DE VEZ EM QUANDO NOS FALAMOS E TROCAMOS INFORMAÇÕES ABAIXO A CÓPIA DE NOSSA "CONVERSA" NO BLOG.JÁ ME INFORMEI QUE SERÁ UM EVENTO DO BRADESCO, QUE VAI PREMIAR PESSÔAS QUE FIZERAM ALGO(LIVRO, ARTIGO, FILME) SOBRE COMO ENVELHECER BEM...MAS NÃO CONSEGUI SABER AINDA "ONDE" VAI SER , POIS JANE ESTÁ OCUPADA FAZENDO UM FILME E NÃO TEM TIDO TEMPO DE ESCREVER.(EU CONVERSOCOM ELA SOBRE ASSUNTO QUE JÁ HAVÍAMOS FALADO ANTES)

Yone Kelger says:
September 24, 2012 at 5:pm
DEAR JANE, AFTER MONTHS, I FINALY GOT BACK MY PASSWORD,LOST IN MY OLD COMPUTER DESTROYED BY A FALL.EVERYTHING MEMORIZED IN THAT COMPUTER WAS LOST!I´VE BEEN TRYING,BETWEEN MY WORK, AND TRAVELS,(I WAS IN NYC.FOR 3 MONTHS) AND FINALY TODAY, THEY GAVE ME A NEW PASSWORD, SO HERE I AM, THE ONLY BRAZILIAN IN YOUR “FAMILY BLOG”! I AM IN TALKS WITH THE PEOPLE THAT CAN BRING YOU TO BAHIA, AS YOU WISH! BEST REGARDS FROM BRAZIL! YOU ARE ADORED HERE.
Log in to Reply

Jane says:
September 26, 2012 at 7:11 am

Thank you, Yone. I am coming to Sao Paulo and Rio to speak and promote my book about aging successfully, “Prime Time,” from Nov 26th through the 30th. Unfortunately there won’t be time to visit Bahia. Best, Jane

 
^