sexta-feira, junho 03, 2011

A preguiça

.




ESCREVER É O MEU jeito de brincar. Palavras são meus brinquedos. Brinco com as palavras para ter alegria, essa coisa rara que, segundo Guimarães Rosa, só acontece em raros momentos de distração. Como quando estou escrevendo fico distraído de tudo, fica mais fácil para a alegria aparecer com mais freqüência...

Estou escrevendo um livrinho sobre demônios e pecados mortais, o que me faz rir muito. E acho que também os deuses riem.

Não tive dificuldades para escrever sobre possessões demoníacas. Mais fácil ainda foi escrever sobre os pecados que antigamente lançavam homens e mulheres no inferno, a ira, a inveja, a gula, a arrogância, a luxúria, a avareza.

Mas estou tendo dificuldades com a preguiça. Porque não estou tão certo assim de que a preguiça seja um pecado. Acho que até pode ser uma virtude. Gostaria de ser possuído por ela de vez em quando.

Preguiça é fazer vagarosamente -ou simplesmente não fazer- o que deveria ser feito rapidamente.

Mas por que isso acontece? É a perspicácia psicanalítica prematura de Álvaro de Campos que nos explica, num único verso: "Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim..." Na preguiça, o preguiçoso está dizendo: "Não farei aquilo que um "outro" me ordena fazer...".

Há, na preguiça, um germe de rebelião. Ela é uma revolta contra uma autoridade que deseja apossar-se do seu corpo e obrigá-lo a fazer o que ele não deseja. O "outro", mestre, ordena que aquele a quem ele se dirige faça o seu desejo. Mas o ouvinte, que deveria obedecer, recusa-se.

Roland Barthes escreveu um delicioso ensaio sobre a preguiça. Se a minha memória é obediente e ainda não se entregou à preguiça, é isso que ela me traz.

Há dois tipos de preguiça. A primeira é a preguiça feliz, desejada e permitida, aquela preguiça que se tem depois de caipirinhas e feijoada. Satisfeito, sem nenhum desejo a ser realizado, o corpo se entrega: deita-se na rede sem sentimentos de culpa, abandona-se ao sono e dorme. Nessa preguiça, o preguiçoso atinge a bem-aventurança de estar reconciliado com o mundo. Não lhe passam pela cabeça ações revolucionárias que visam a sua transformação.

Outra é a preguiça infeliz que floresce nas escolas.O professor, o "outro", apresenta ao alunos um livro de 235 páginas que deverá ser lido. Além de ser lido os alunos deverão apresentar, como prova de o haverem lido, um "fichamento" do mesmo, fichamento que o professor, também por preguiça, não irá ler. Ele não é tolo.

O aluno está diante do livro fechado. "Leia-me ou te devoro", o livro lhe diz. Ele não tem alternativas. Terá de fazer o fichamento inútil. Examina o livro e dá uma olhada no conteúdo. Decididamente o conteúdo não desperta o seu apetite. Mas ele tem de obedecer contra a vontade.

Por isso o seu corpo, como resistência à ordem do "outro", começa a se arrastar, debruça-se sobre a mesa, achata-se no chão como se fosse uma panqueca.

Assim, temos duas preguiças: a preguiça que nasce da felicidade e a preguiça que nasce da revolta. As duas estão mais para virtude do que para pecado.

Eu bem que gostaria de me entregar às delícias das preguiças felizes e rebeldes. Mas não posso. O "outro" não me deixa. E não posso me revoltar contra ele, porque ele, o "outro", sou eu...


Rubem Alves, na Folha de S.Paulo.





.

3 comentários:

J.F. disse...

Muito interessante! Quanto à pregiça feliz... é ótima! Mas, a preguiça como resposta a "outro" é mais complicada, pois esse outro pode ser "nós mesmos". Às vezes, por estarmos com preguiça de fazer o que o "outro/nós" determina, inventamos que temos outras coisas prioritárias a fazer e, sobre as quais, a nossa preguiça interfere e nos abre os olhos para outras coisas prioritárias, que, também, serão deixadas de lado. No fim, é uma quantidade tão grande de coisas não realizadas por prequiça que... Cansei! Vou partir para a preguiça feliz e ponto final. Para esta, não preciso de justificativas.
Abração.

Lúcia Soares disse...

Tudo que se gostaria de ter escrito, não?
Adoro ficar na preguiça. Hoje mais do que nunca!
Bom fim de semana!

Dani dutch disse...

Aos fins de semana me permito ficar na preguiça, dar um tempo com os afazeres e os estudos, acho que precisamos ter um intervalo da rotina.
Bjuss e otima semana

 
^