domingo, junho 20, 2010

TODAY`S FLOWERS # 98

A casa da minha mãe estava sempre enfeitada com flores do seu jardim e nos arranjos ela usava as folhas de um arbusto que ela chamava de aspargo.  Estas fotos são da fazenda da Sonia, a mãe da minha nora Gabriela.





Achei na aqui como Aspargo-samambaia (Aspargus setaceus)




Nome Popular: Aspargo-samambaia, melindre, melindro, aspargo-plumoso, aspargo.

O aspargo-samambaia é uma planta arbustiva e trepadeira, sua origem é da África do Sul. Sua folhagem de textura delicada e plumosa é muito decorativa. Suas raízes são fibrosas e os longos e ramificados. As folhas são verdes e afiladas, como pequenos espinhos, porém não são rígidas. O conjunto de ramos e folhas tem o aspecto das frondes de samambaias, o que lhe rendeu o nome popular. Na primavera e verão surgem numerosas flores brancas e minúsculas, de importância ornamental secundária, que originam frutos esféricos, pequenos, do tipo baga e de coloração preta.

O aspargo-samambaia pode ser conduzido como folhagem, em vasos com suportes, da mesma forma que jibóias e filodendros. No jardim ele se comporta como arbusto ou trepadeira, e desta forma pode ser aproveitado em renques junto a muros e para cobrir cercas, telas, grades, etc.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. As podas devem ser anuais porque assim estimulam a renovação da folhagem. Aprecia o frio subtropical. Tolera estiagem por períodos não muito prolongados. Se cultivada sob sombra, sua folhagem torna-se amarelada. Sua multiplicação pode ser por sementes e por divisão da planta.

Devido a facilidade de propagação, o aspargo-samambaia é considerado planta invasora e caracteriza-se por cobrir e sufocar a vegetação nativa.








Vejam flores de todo o mundo aqui  e participem do TODAY`S FLOWERS, vale a pena.





 

7 comentários:

Anônimo disse...

Rosa, os aspargos sao bem interessantes , nao é mesmo?
bjs e dias felzies
Grace

Self Sagacity disse...

I love these for the flower arrangements. :-)

Regina disse...

Lovely green bloom.
Have nice week ahead Rosa.


" Regina "

SandyCarlson disse...

Those ferns are very, very lovely.

Have a great week!

Laerte Pupo disse...

Olá Rosa,
ando tenho meio relapso, não tenho visitado quase ninguem.
Você me perguntou do Santilli: ele anda muito ocupado e também um pouco desgastado, inclusive queria desistir do TF.
Mas ele optou por só gerenciar o TF.
Mas espero que ele volte em breve a blogar.

Abs

chubskulit disse...

Are those some kind of a fern?

Following your networked blogs.

Mª Zélia disse...

Olá, Rosa! Que lindos Aspargos! Também tenho alguns exemplares desta plantinha exótica... Adorei passear pelo seu blog e até copiei algumas receitas.
(((Abraços)))

 
^