sexta-feira, dezembro 18, 2009

50 anos de Odontologia - encontro

.

Conforme falei anteriormente, no último fim de semana foi comemorado no hotel Palace Praia Residence, os 50 anos de formatura do Tabajara.
Foi um encontro maravilhoso, eles pareciam estar comemorando 5 anos e não 50, tal era o entrosamento, alegria e recordações dos tempos de faculdade (principalmente das namoradas...).




Dos 26 homens da turma compareceram 15 e a única mulher. 6 faleceram, 3 não foram localizados, faltaram 2.




A programação não pode ser cumprida fielmente por causa do mau tempo. O hotel era na beira da praia e como ninguém podia aproveitá-la, ficávamos conversando e cantando, acompanhados pela gaita de boca do Walter Przczynski, grande animador e orador da turma.






Sábado à noite houve o jantar festivo, o ápice do encontro, onde estiveram presentes, além de familiares, dois antigos professores, um deles o paraninfo.




Update: Consegui fotos da família Fengler,a que estava em maior número na festa:




Este rapaz cantou à capela e nos encantou com sua voz afinadíssima.





Além do orador da turma e dos organizadores, falou o paraninfo...



...e o Tabajara, que disse:


  Cinqüenta Anos De Odontologia




Florianópolis é um lugar de peregrinação, de lembranças e de retorno.

Estão reunidos com as famílias, em Canasvieiras, os cirurgiões dentistas formados em 1959, na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina. Ao rever a fotografia de formatura, logo vem à mente a Florianópolis de l957, ano em que cheguei para fazer o vestibular. A cidade era um paraíso. A vegetação exuberante. O povo alegre, simples, maravilhoso. As ruas eram tranqüilas, praticamente sem automóveis. As pessoas conversavam nas janelas, sentavam-se à sombra das casas, rezavam o Agnus Dei. Que tempos aqueles! 




Alguns, vindos de muito longe, levaram mais de trinta horas até chegar em frente ao Hotel Cacique, onde carruagens, puxadas a cavalos, faziam o serviço de táxi. Foi aí que muitos viram o mar pela primeira vez.

Os hotéis eram muito simples e o atendimento inigualável. O dia clareava com os vendedores anunciando em altos brados, palmito, banana, fruta do conde, peixe fresco. O palmito in natura era um desconhecido.




Cedo da manhã ouvia-se no rádio da casa vizinha, Cauby, cantando a toda voz, o sucesso Conceição enquanto decorávamos fórmulas químicas.

Uma vez aprovados no vestibular nos integramos naturalmente à sociedade. Éramos convidados para festas, casamentos, aniversários, sem sequer conhecer as famílias. Nos fins de semana nos Clubes Doze e Lira, além de nos divertirmos, aperfeiçoávamos as boas maneiras no trato social.




Todos os dias depois das aulas nos encontrávamos na Felipe Schmidt em frente ao “Ponto Chic”. Aí, ou embaixo da figueira, testemunhamos inúmeras e acaloradas discussões que nunca chegaram às vias de fato. Resultavam, isso sim, em gargalhadas, conseqüência da índole brincalhona e pacífica do manezinho.




Durante o período do curso ocorreram algumas eleições partidárias. As disputas eram acirradas. Ainda hoje cantarolo o “jingle” ”Oh! Irineu, meu voto é teu... etc.”. Todas as manhãs Meneses eletrizava os leitores da ilha com suas matérias contundentes no jornal A Verdade.




Mas é bom que se diga que o nosso grande momento na Felipe Schmidt, era quando surgiam as meninas da Escola Normal Coração de Jesus. Quanta saudade! Alguns casaram aqui.

Lembro das escolas de samba Tenente dos Diabos e Copa Lorde; do “Aves Vous”, personalidade carnavalesca, e do Torrado, inegavelmente a maior expressão do esporte universitário.

Quando ocorreu a epidemia de Gripe Asiática, adoeci. Morava numa pensão na Rua Jerônimo Coelho, tendo como colegas de quarto Odorico Durieux e José Matusalém Comelli, amigos de toda hora. 




Uma lembrança triste foi o acidente aéreo que vitimou prestigiados políticos de Santa Catarina. Em decorrência, o Vice Presidente da República, Dr. João Goulart, escolhido Patrono da Turma, não compareceu à formatura.




Os 27 dentistas que hoje homenageiam Florianópolis, prestando contas pelos cinqüenta anos de formatura, não são apenas odontólogos bem sucedidos.  São hoje também empresários, agricultores, pecuaristas, Governador de Rotary, vereadores, prefeitos, deputados, professores, reitor.   

No próximo domingo em homenagem aos saudosos colegas falecidos será rezada uma missa.

Frente a este sucesso que acreditamos maravilhoso, resta agradecer a 


Deus e exclamar como nos velhos tempos “Arrombasse Laíla”.







9 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Rosa, que legal!

50 anos de profissão deve ser uma emoção muito grande.

Parabéns!!!

Bjs.
Elvira

Unseen India Tours disse...

Beautiful Shots !! Nice words !! Great memories !! Thanks for sharing..

Celia disse...

Que vitória nao??? 50 anos de profissao. Que coisa bonita. Adorei ver as fotos. Vc estava muito bonita. Ando sumida por conta do trabalho.
Desejo a vc e sua familia um Feliz Natal. Um beijo no coracao.

Luma Rosa disse...

Rosa, que maravilha de festejo e uma pena que nem todos puderam estar presentes! Já é um grande feito localizar os que puderam comparecer! Parabéns!!

Vou viajar, passar o natal com a família e desde já quero lhe desejar boas festas! Que Jesus menino renove as esperanças de um ano novo melhor ainda!! Beijus,

Maria Helena disse...

Rosamaria
Fico muito emocionada com esse tipo de evento. As fotos da época e agora da confraternização são maravilhosas, conta uma história de 50 anos. Muito bonito.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
Bjs

Beth/Lilás disse...

Rosa!

Aproveito para desejar-lhes um lindo e harmonioso Natal!
Que você possa curtir bons momentos com seus netinhos e tenham um
Feli Natal!
Boas Festas!

bjs cariocas

Ana disse...

Que belo encontro!
Amei o discurso do Taba!
Tu tava lindaaaaa!

http://graceolsson.com/blog disse...

OH ROSA...a m inha turma do priemiro curso, sempre faz festas...
Mas, eu nao vou por que nao exerco...
E a segunda turma...essa, sim...faz sempre encontros...Mas, faz tao pouco tempo,...Será que vamos chegar aos 50?kkk
bjs e dias felizes

James Pizarro disse...

Rosa !

Grande comentário ! Bela festa ! Talentoso discurso do meu amigo Tabajara ! Fotos lindas ! Que servirão de lembrança e testemunho para filhos, netos e demais descendentes !
Parabéns !

Abração

Pizarro

 
^