segunda-feira, janeiro 26, 2009

Momento de Paz Blogagem Coletiva pela Paz Mundial

.




Conforme a chamada que fiz, a Georgia me convidou para esta blogagem coletiva promovida pelo Renato, do Quiosque Azul e que deveria ser feita até dia 31 de janeiro.

Já tinha participado de outra blogagem sobre o assunto e trago o que achei mais importante:



Segundo Houaiss: PAZ s.f. Harmonia, concórdia / Sossego, tranqüilidade / Calma, repouso / Estado de não-beligerância. // Paz armada, paz que se sustenta pelo temor que os inimigos têm um do outro. // Fazer as pases, reconciliar-se.


Na Wikipédia:PAZ é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo.


Este é um assunto que nos emociona e um sonho de toda a humanidade de que a Paz pode realmente ser conquistada. Quando pensamos sobre a paz, logo lembramos da guerra e da situação do mundo em que vivemos atualmente. A guerra entre os povos de raças, credos e tradições diferentes; a violência urbana e o medo das pessoas nas grandes cidades; a fome e a miséria de um lado e a ganância de outro. O que podemos fazer em relação à isso? Para viver basta nascer, mas o principal está em conviver, em respeitar a vida do outro.
Vamos distribuir mais amor e pedir mais paz no mundo? Comecemos com as pessoas próximas.


"O amor é mais forte do que toda a violência do mundo. Então, o antídoto contra a violência é o amor. Mas isso não é tão simples. O amor não se compra. O amor não se pede emprestado. O amor é uma conquista. O amor a gente adquire ao longo de nossa vida, das coisas, das situações, dos momentos que a gente vai vivendo. E são nos pequenos momentos e nas pequenas situações em que somos colocados frente a frente com essa possibilidade. A vida inteira é uma grande possibilidade da gente amar."



Graças àquela blogagem coletiva, fiquei sabendo da UNIPAZ.

A Unipaz, Universidade Internacional da Paz, é a terceira Universidade Mundial para a Paz ao lado da Universidade da Costa Rica e da Universidade de Tóquio.
Criada há 16 anos, em Brasília, por iniciativa governamental, tem contado com o apoio da ONU e da UNESCO e possui actualmente Campus em várias partes do mundo.
Assente no novo paradigma científico, o Paradigma Holístico, os seus programas educacionais orientam-se no sentido de uma Educação para a Inteireza do Ser, tal como recomendado pela Declaração de Veneza da UNESCO.
[Para saber mais ...]


Conheça o site em www.unipaz.org.br


.

8 comentários:

Georgia disse...

Rosa, muito bom seu post querida, como sempre você é MIL.

Melhoras ai para o seu pezinho.

beijao

Meire disse...

Mas jah nao teve uma outra blogagem estes dias com este tema?

LIno disse...

Nunca é demais falar sobre paz e pregá-la. O mundo está precisando, e muito, dela.

Luci Lacey disse...

Rosa

Presentinho para vc la em casa.

Beijinhos

Carlos Emerson Jr. disse...

Até o dia 31 eu faço um post.
Um beijão.

Celia disse...

Rosinha, estou de volta depois de uma ausencia longa, sem net.
O mundo está mesmo precisando de paz. Um beijo.

luzdeluma disse...

Rosa, o contrário da paz é a guerra. Imagina o que pensa uma pessoa que deseja a guerra, o que sente?

Triste.

Somente com o amor ao próximo a paz é conquistada!!
Boa semana! Beijus

Blog do Beagle disse...

Nunca ouvira falar nessa universidade! Para mim, a grande novidade. Site fácil de ser navegado. Bjkª. Elza

 
^