quinta-feira, junho 05, 2008

Meio ambiente - desertificação




Hoje, dia 5 de junho, é o Dia da Ecologia e o blog Faça a sua parte promoveu esta blogagem coletiva.

Como ia viajar ontem, não pretendia participar, mas resolvi postar o que escrevi no ano passado para esse mesmo tema:



Os aspectos que envolvem a preservação do planeta, de um lado, e a recuperação do que já foi danificado, do outro, tem merecido a atenção do mundo civilizado.

Os resultados obtidos pelas sondas exploradoras sobre a superfície do planeta Marte sugerem que lá, num passado distante, teria havido água. Os cientistas que dirigem estas investigações estão a todo o momento alertando sobre os riscos que corremos de ver também a Terra, à médio prazo, ficar privada desde bem essencial para a vida.

Os estudos que apontam para esta possibilidade vêem se multiplicando e mostram que não são recentes as evidências.





.


Pesquisas desenvolvidas por um jovem arqueólogo americano, visando identificar no tempo, o até hoje discutível momento da construção da Esfinge, incomparável monumento egípcio, com corpo de leão e cabeça de gente, que se crê ser o retrato do faraó Kéfren, montando guarda à sua tumba, teria ocorrido há mais de 10 mil anos antes de Cristo. Segundo seus estudos, esta região hoje conhecida como Gizeh, onde estão a esfinge e as três pirâmides, seria, naquela época, coberta por extensa vegetação aí existente. Entre suas justificativas o pesquisador invoca que o regime pluvial normal na época, seria a causa dos sulcos hoje existentes no corpo da esfinge, como pode-se facilmente constatar. Através dos séculos, várias vezes a esfinge submergiu na areia, deixando a descoberto somente sua cara enigmática de cinco metros de altura; a cada vez o homem teve de libertá-la.




Foto daqui.

Mais perto de nós, aqui no Rio Grande do Sul, é visível o processo de desertificação em andamento em alguns municípios da fronteira oeste, em muitos casos decorrentes de um mau manejo de solo. São Francisco de Assis, Manuel Viana e Alegrete, para citar apenas aqueles mais atingidos, grandes extensões de terra estão hoje comprometidas.

A questão ambiental pode ser abordada por inúmeras facetas. Atenho-me a esta que diz respeito à desertificação, na expectativa de que minha contribuição possa ser considerada de algum valor.
.





.

7 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Rosa, muito bom. Passei pelo Egito vendo a esfinge e curiosamente nao sabia desse fato.

O que vejo é que tudo está entrando numa desordem total. Se por um lado há enchentes, invasao das águas, por outro a água falta.

O desmatamento causando um total desequilíbrio em toda a parte da terra.

Rosa, eu só acredito se as escolas educarem as nossas criancas, se as famílias conscientizarem os filhos. Mas as escolas, porque seria uma conscientizacao em massa, entende?

Grande beijo em você.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, sua foto nova no perfil tá linda!!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, sua foto nova no perfil tá linda!!!

Luma Rosa disse...

Rosa, só hoje vi o meu banner aqui, desculpe!! Mas fui acessar e está direcionado para imageshack! hehehe

Vou lhe fazer uma pergunta: Se descobrissem que existiu vida em Marte, já que lá sugere a existencia de água e no passado a existencia de vida, ficaria preocupada se isso também sugerisse que a terra seria um novo Marte?

Beijus

Oliver Pickwick disse...

Tem toda razão. A continuar a devastação, num futuro próximo a palavra "verde" será um mero componente dos versos de um poema.
"Verde que te quero verde".
Um beijo!

P.S.: A propósito, esta sua blusa verde é por conta do Dia da Ecologia? ;)

Osc@r Luiz disse...

Uma pena minha amiga, mas não fiquei sabendo da blogagem...
O selo verde caiu como uma luva.
Está avalizada!
Beijão e parabéns!

"Amor Alem da Vida Luan Rafael Domingos Santana " disse...

Gente eu nao entendi nada, mew ela fala fala fala e nao diz oq é a desertificaçao do Meio Ambiente, tipo eu tenho um trabalho sobre isso sera qq alguem pode me ajudar ?

 
^