domingo, fevereiro 10, 2008

Diet ou light?

.


Diet ou light? Qual é a diferença? Os produtos diet têm menos calorias que os light? Para emagrecer deve-se preferir um alimento diet ou light? E o diabéticos, devem optar pelo diet ou pelo light?

Tais indagações são muito comuns, porém poucos sabem qual é a real diferença entre alimentos diet e light. Na verdade um produto diet não necessariamente tem menos calorias que um light.


Desta forma, um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Por isso, uma alimento diet não significa necessariamente que tenha menos calorias. Um caso clássico é o do alguns chocolates diet que, apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.

Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.

O que são produtos light? Eles têm menos calorias que os diet? A resposta é: depende. Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light há redução mínima de 25%. Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida. Ou seja, para que um produto light ou diet tenha menos calorias, é preciso que haja redução de um ingrediente calórico como carboidrato, gordura ou proteína e não de substâncias como sódio (sal light).

Outra diferença importante é que os produtos light não são necessariamente indicados para pessoas com alguma doença, como por exemplo diabetes, a menos que haja a eliminação de um ingrediente. No caso da Coca-coca light, ela poderia ser consumida por diabéticos já que há eliminação de açúcares. Na realidade, a Coca-Cola light também poderia ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares.

Caso o seu objetivo seja emagrecer, leia com atenção os rótulos dos alimentos e compare a quantidade de calorias dos produtos light e diet com os convencionais.



Eu não sei vocês, meus amigos, mas eu estou acumulando gordurinhas há muito tempo e acho que tenho que dar um jeito nelas. Também tenho amigas que me mandam e-mails pedindo que eu coloque receitas lights, por isso dei uma olhada em uns sites.
Mas isso é só para eu começar a me conscientizar, porque vou sair em férias e na casa dos filhos não tem como fazer regime, ainda mais em Florianópolis para onde eu vou, lá é muito camarão, caipirinha, cervejinha, etc.

Trouxe então, lá da Cirlei, esta receita que é fácil e do gosto de todos, e mais uns conselhos que não fazem mal a ninguém:



Pudim de leite condensado diet

Ingredientes:
1 receita de leite condensado diet (ver receita logo abaixo)
200 ml de leite desnatado
4 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha

Calda:
4 colheres de sopa de frutose
½ xicara de água morna

Leite condensado light:

3/4 xícara de água fervente
1 xicara de leite em pó desnatado
1 colher de chá de margarina light
1 colher de sopa de multi-adoçante à base de stevia (para forno e fogão)
Bater no liquidificador por 5 minutos.Empregar.

Preparo do pudim: Levar ao fogo a frutose para caramelar e em seguida unte uma forma para pudim pequena com esta calda.
Depois que bater o leite condensado, acrescente no liquidificador os outros ingredientes do pudim e bata por + - 3 minutos.
Despejar a mistura na forma , já com a calda endurecida e levar para assar em banho maria por aproximadamente 40 minutos.
Esperar esfriar para desinformar.


Bom apetite!





MANUAL DO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

OS 10 MANDAMENTOS FUNDAMENTAIS


1) PRATIQUE O BOM SENSO
Jamais faça jejum sem orientação (ficar sem comer não é sinônimo de emagrecimento) e tenha certeza de que propostas milagrosas não funcionam.

2) INFORME-SE
Entenda as conseqüências do excesso de gordura para sua saúde e os porquês de cada atitude proposta para a eliminação dos quilinhos a mais.

3) REFLITA
Buscar dentro de si as causas que o levaram a engordar vai ajudar a atacar a raiz do problema. Observe seus hábitos diários e corrija gradativamente a sua atitude em relação à alimentação.

4) TENHA PACIÊNCIA
Programe resultados para médio e longo prazo. As recompensas da eliminação de peso serão mais saúde, qualidade de vida e beleza física, nesta ordem

5) MANTENHA-SE MOTIVADO
Acredite! Sentir-se capaz vai te dar forças para aceitar pressões, ter sempre atitudes positivas e manter-se entusiasmado. Visualize-se sempre magro, alegre e saudável.

6) SEJA CRIATIVO
Use a imaginação para deixar seu prato colorido, isto o tornará mais atraente e saudável. encontre uma distração ou um hobby para desviar sua atenção na comida.

7) PROGRAME RESULTADOS
Estabeleça metas semanais: é indispensável que elas sejam realistas e jamais representem planos impossíveis de ser alcançados.Emagrecer é muito mais do que se alimentar corretamente, e adotar um estilo de vida saudável.

8) AME-SE
A decisão de emagrecer tem que partir de você, não faça nada para agradar aos outros.Cuide da sua aparência, sentir-se bonito e atraente vai animá-lo a prosseguir com a dieta.

9) DISCIPLINE-SE
Coma de tudo, mas sem comer tudo. Aprenda a seguir regras e rejeitar tentações. Mastigue devagar, prestando atenção a tudo o que come, procurando distinguir o sabor de cada alimento.

10) ADOTE HÁBITOS SAUDÁVEIS
Procure uma atividade física que lhe dê prazer e pratique-a regularmente; beba muita água e não se esqueça de cuidar da cabeça e do coração. Seu estado de espírito tem tudo a ver com o sucesso da dieta.

.


14 comentários:

Anônimo disse...

Acho que estou no lugar certo entao amiga :)... to precisando perder uns michelans aqui tambem :)

bjs e um lindo dia para voce !
Lys

Sonho Meu disse...

Rosa,
No meu caso, nunca fui gorda, mas a medida que os anos começaram a pesar e tambem vindo morar aqui... "A terra dos Gigantes", meu corpo começou a mudar. Ou seja, engordei sem retorno 12 kilos que chegaram pra ficar.
Já fiz dieta, ja fiz esteira, já caminhei 1 hora por dia e o corpo nao voltou ao que era, nem por um decreto. Finalmente desistí e ví que tenho que aceitar o meu novo corpo. Compreendí tambem que o importante nessa etapa da vida, nao é beleza e sim a saude fisica e mental. A beleza matura(na minha opiniao) é de se aceitar do jeito que se é?
Ma a tua receita de pudim de leite tá com uma cara boa e vou fazer porque adoro pudim. Hummm!!!
bjos,
me

Cirlei disse...

Rosa
Obrigada pela visita ao meu blog.Já fui retribuir a visita.Parabens pelo seu blog!
Fico feliz que voce postou a minha receita de Pudim de Leite Condensado diet /light e o manual que coloquei para poder ajudar as amigas que precisam.
Bijos
Cirlei

Anônimo disse...

Muito instrutivas essas informações. Principalmente pra mim que sou cético em relação a essas terminologias, e que dependemos sempre, da seriedade de quem produz o alimento, não é mesmo?
Abs

Anônimo disse...

Vim conhecer seu espaço. Entre a indústria Diet e Light, prefiro os 10 mandamentos, os sucos naturais e arroz integral...rs! Parabéns e tenha uma ótima semana.

Anônimo disse...

Oi Rosa,

Parei nesse receita, vou fazer amanhã mesmo esse pudim ...nhammmmmm! E oh! tô precisando mudar minha alimentação, meu estilo de vida e por ai..

Beijo grande

Luma Rosa disse...

Rosa, eu sei bem a diferença entre light e diet. Tenho diabético juvenil em casa. Eu tenho algumas receitas que posso lhe passar, se quiser.
Ninguém consegue emagrecer sem fazer exercícios físicos. Comece fazendo umas caminhadas. Mas já foi ao médico? Pode ser algum problema hormonal. Boa semana! Beijus

Oliver Pickwick disse...

Um post de utilidade pública, querida Rosa. Felizmente o meu biotipo ainda me permite não seguir de maneira rígida estas regras. Mas não custa prevenir.
Tenho parentes em Curitiba e Joinville, e vez por outra os visito. Também conheço vários lugares do Rio Grande, mas nunca estive na sua cidade. Na próxima viagem, será um prazer telefonar-lhe e se possível, conhecer de perto a adorável Família Dó-Ré-Mi. Agradeço-lhe por essa consideração.
Beijos!

Rosane Vargas disse...

Rosa, estou há sete anos acima de peso, eu que nunca havia tido problemas com a balança. Mas confesso que nesse tempo também nunca levei a sério a possibilidade de voltar ao peso anterior. Teus 10 mandamentos estão muito corretos. E o pudim ficou uma tentação...
bjs.

Rosamaria disse...

Lys
Aproveita enquanto és nova, depois fica muito mais difícil.

Elena
Eu era magricela, mas os anos chegam e tudo mmuda...pra melhor, hehehe.

Cirlei
Vou viajar quarta, mas na volta vou me encaprichar e ser assídua no teu blog.

André
Aproveita então!

Bobinho
Fica à vontade. Vou te visitar também.

Bruna
Fizeste? Ficou bom?

Luma
Graças a Deus não tenho nenhum diabético, embora tenha o perigo da hereditariedade (minha sogra, cunhadas, tios) só gordinhos.
Mas gostaria de publicar aqui algumas receitas para amigas que pediram. Se puderes mandar eu agradeço.
Já fui ao médico e são os hormônios(uso há quase 16 anos) em combinação com doces, massas, etc.

Oliver
É bom que previnas. Eu não engordava, mas a idade chega...
Minha Família Dó-Ré-Mi ficaria muito feliz em recebê-lo.

Rosane
Eu também não tinha. Te cuida, guria!

Bjim pra todos.

Maria Helena disse...

Rosamaria,
Lá vai o meu colesterol e triglicerides, para as cucuias.rsrs
Sempre fui magra,nunca me preocupei
com balança,agora estou com essas
"coiseras" aí.
O nono mandamento desta lista,
sempre foi um dos princípio básico para mim, relacionado a comilança. Como de tudo, mas nada em exagero.
Bjs

Ana disse...

Oh, céus!

Vamos encarar os fatos e tentar hábitos saudáveis, né?

Lu disse...

tá, tá bom.... com este pudimzão lindo aí quem se anima a fazer dieta?
Eu também engordei um pouquinho agora nas férias. Acho que depois que a gente entra na idade dos "enta" fica mais difícil emagrecer. Comi um pote de doce de figo crsitalizado SO-ZI-NHA!!! mas graças a Deus não fiquei com aquele complexo de culpa...heheheh
acho que realmente um 4.5 pesa na consciência e a gente começa a deixar de tanta bobagem.


Bjs cosquirdia!!!!

Rosamaria disse...

Maria Helena
Graças a Deus eu não tenho problemas com colesterol nem triglicerídeos (minha filha tem), mas depois que entrei na 'boa idade', começei a engordar e não parei mais. Mas hoje mesmo eu estava me analisando e acho que se emagrecer vou ficar pior, hehehe.

Ana
Fora os doces, meus hábitos são muito saudáveis.

Lu
Eita, guria! Eu NUNCA fico com complexo de culpa! eu como conscientemente. Os "enta" pesam mesmo!

Bjão, cosquirídias.

 
^